Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Greve geral no Brasil será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores de Bolsonaro #boato

Greve geral no Brasil será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores de Bolsonaro #boato

Greve geral no Brasil será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores de Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A partir de segunda-feira, 7 de novembro, será deflagrada uma greve geral no Brasil. Isso é uma mostra do que podem fazer os apoiadores de Bolsonaro.

Quando o Boatos.org foi criado, lá nos idos de junho de 2013, uma das primeiras fake news que desmentimos foi que uma “greve geral” iria parar o país. É claro que a informação era falsa. Mesmo sendo óbvia, uma história muito parecida está circulando agora em 2022.

De acordo com mensagens que circulam online, uma greve geral que vai parar o país será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A prova seria o anúncio em um vídeo de uma manifestação. No arquivo, um sujeito afirma que as empresas, indústrias, escolas e faculdades serão paradas.

A mensagem que acompanha o vídeo diz o seguinte: “Greve geral em todo o Brasil dia 7 de Novembro ( 7/11/2022 )” e “Segunda feira 07/11/2022 greve geral SOS FFAA compartilhe ao máximo”, dizem as mensagens. Leia transcrição do que é dito no arquivo:

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Segunda-feira, dia sete de novembro, uma greve geral em todo o Brasil. Nós vamos parar o Brasil, os caminhoneiros vão nos ajudar, estão conosco. Os caminhoneiros estão à frente. E agora nós vamos parar, não é a BR não, nós vamos parar as empresas, as indústrias vão fechar, as escolas, as faculdades, nós queremos parar o Brasil na segunda-feira, eu quero pedir ajuda a você que está aqui

Esse anúncio tá sendo compartilhado no WhatsApp, você pode buscar nos grupos aí, cê vai encontrar. Compartilhe esse anúncio com todo mundo, pra gente parar o Brasil a partir de segunda-feira, sete horas da manhã, não funciona mais nada. Vamos parar tudo, vamos parar tudo no Brasil pelo tempo que for necessário nós vamos parar até que essa situação se resolva.

Greve geral no Brasil será deflagrada no dia 7 de novembro por apoiadores de Bolsonaro?

Não demorou para o vídeo se espalhar, principalmente no WhatsApp. Porém, a informação que aponta que uma greve geral será deflagrada no Brasil no dia 7 de novembro é falsa. Tal tipo de movimento é inviável.

A mensagem, o histórico e a fonte já ajudam a revelar a farsa. A fala consegue ter todas as principais características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem a história.

Além disso, o que não tem faltado é informação falsa sobre “coisas grandiosas” que estão por acontecer no Brasil. Já desmentimos fakes que apontavam que “a fraude nas eleições foi confirmada”, que “Alexandre de Moraes foi preso”, que as Forças Armadas haviam “imprensado o TSE” e outras.

Grande parte destas balelas surgiram e/ou foram replicadas nas manifestações de bolsonaristas nas rodovias/quartéis brasileiros. Ou seja: um grupo de (com o perdão da palavra) lunáticos não pode ser considerada uma fonte confiável.

Ao analisar a viabilidade da tal greve geral, podemos concluir que a chance que isso ocorra é igual a zero. Vamos raciocinar. 1) As pessoas que votaram em Bolsonaro são metade da população. 2) Desta metade, uma parcela pequena é doida o suficiente para bancar uma greve geral. 3) Nem mesmo as adesões aos bloqueios de rodovias foram massivos (na verdade, trata-se de uma minoria chata). Estes itens nos mostram que não há chance de uma greve geral (com pessoas perdendo dinheiro) teria vazão.

Aliás, é bom lembrar que em um contexto gravíssimo, do início da pandemia da Covid-19, na qual havia a população com risco de morte, muitos empresários se negaram a fechar as portas (alguns morreram por isso). Não vai ser em um movimento de malucos que isso vai acontecer.

Resumindo: a chance de ocorrer uma greve geral por conta de das manifestações de bolsonaristas no dia 7 de novembro é zero. Não passa de mais um delírio que foi divulgado em uma das famigeradas aglomerações que estão ocorrendo no país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso