Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alice Moraes, irmã de Alexandre de Moraes, teme que ministro do STF seja preso #boato

Alice Moraes, irmã de Alexandre de Moraes, teme que ministro do STF seja preso #boato

Alice Moraes, irmã de Alexandre de Moraes, teme que ministro do STF seja preso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O g1 deu uma matéria que aponta que a irmã de Alexandre de Moraes, Alice Moraes, disse que teme que o ministro do STF seja preso.

Um dos tipos de fake news mais populares das eleições é o que simula, por meio de um print, uma notícia de um portal de notícia. E a última das histórias que vimos online aponta para um suposto temor da suposta irmã do ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com um print do g1, Alice Moraes (que seria o nome dela) teria apontado que teme que Alexandre de Moraes seja preso. Ela também teria dito que o ministro do STF (e presidente do TSE) ultrapassou todos os limites. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Alice Moraes Irmã do ministro Alexandre de Moraes, diz ter medo que seu irmão possa ser preso a qualquer momento Ele ultrapassou todos os limites permitidos, é meu irmão mas não posso deixar de criticá-lo

Alice Moraes, irmã de Alexandre de Moraes, teme que ministro do STF seja preso?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

O print circulou com força em redes sociais. Porém, é falsa a informação que aponta que a “irmã” de Alexandre de Moraes apontou para a suposta prisão e que isso virou notícia no g1.

O histórico recente de fake news que usa supostos prints do portal g1 já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Só nos últimos dias, desmentimos prints falsos que apontavam para Lula garantir Jean Wyllys no Ministério da Educação, sobre Putin paralisar fornecimento e sobre Lula acabar com o Pix.

Ao buscar pela notícia em questão (para zero surpresa nossa) nada encontramos no g1 ou em qualquer outra fonte confiável. Por sinal, nada encontramos, inclusive, sobre Alexandre de Moraes ter uma irmã chamada Alice. Tampouco achamos alguém próximo ao ministro com a foto. De qualquer forma, se há a irmã, a declaração, pelo menos, é falsa.

É importante citar que a narrativa que aponta que Alexandre de Moraes deve ser preso não só se sustenta como também não há nada que aponte para prisão dele (é mais fácil as pessoas que espalham fake news do tipo serem presas do que o ministro ir para cadeia).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro Alexandre de Moraes vai ser preso e que uma notícia do g1 aponta que sua irmã alertou para isso. Trata-se de mais uma fake news sobre o ministro que circula online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso