Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Confirmada a fraude: FFAA deve apresentar relatório da eleição nas próximas horas #boato

Confirmada a fraude: FFAA deve apresentar relatório da eleição nas próximas horas #boato

Confirmada a fraude FFAA deve apresentar relatório da eleição nas próximas horas, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – As Forças Armadas confirmaram a fraude nas eleições de 2022 em reunião que acabou às 23h e envolveu Bolsonaro, ministros e outras figuras. Agora, Bolsonaro vai usar o artigo 142 para declarar intervenção militar e prender ministros do STF.

As últimas horas, em termos de fake news, ganhou o reforço de diversas informações falsas que incitam um golpe no Brasil. Agora, vamos falar de uma suposta informação que aponta que as Forças Armadas, chamadas de FFAA, teriam descoberto a fraude nas urnas e contado para “Bolsonaro e outros” em uma reunião que “terminou às 23h”.

O texto diz, ainda, que Bolsonaro iria usar o “artigo 142” para decretar intervenção militar, que os ministros do STF seriam destituídos e presos por crime de “lesa a pátria”. Leia a mensagem que circula online:

ELEIÇÕES Confirmada A Fraude, FFAA Devem Apresentar Relatórios Da Eleição Nas Próximas Horas Enquanto a população que votou no presidente Jair Bolsonaro acusa o TSE de fraude, as FFAA prometem entregar relatório ainda hoje. Informação dos bastidores afirmam que foram documentadas vários tipos de fraude, nos relatórios constam evidências nas três últimas eleições. O Brasil aguarda, a tensão continua.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Terminou às 23h a reunião do presidente Bolsonaro com o Ministro da Justiça e os generais Heleno, Braga Neto, Mourão, o jurista Yves Gandra e o Estado Maior das FFAA. De acordo com fontes ligadas ao Quartel General das Forças Armadas, 3 empresas de perícia e auditoria em informática com  alto grau de conceito, uma Russa, uma Norte-americana, e uma terceira Europeia, juntamente com os técnicos do setor das FFAA Brasileiras executaram uma fiscalização no sistema do TSE desde antes do 1° turno quando o TSE negou às FFAA  informações solicitadas e a vistoriar os sistemas dos Softwares.

Essas empresas, juntamente com as FFAA, desde o 1° turno, constataram as irregularidades, documentaram as violações e todas as ocorrências, fizeram auditoria ao final do 1° turno e acompanharam o 2° turno e estão encerrando o relatório até o final de segunda-feira (31) pela manhã, será entregue ao presidente da república. Segundo nossa fonte, houve fraude, e nesta tarde serão publicados oficialmente 4 relatórios apontando todas as irregularidades ocorridas, agora regionalmente documentadas e comprovadas tecnicamente.

De acordo com o militar, estas provas serão a base para o presidente Jair Messias Bolsonaro, acionar o art. 142, para uma intervenção pontual no Sistema Eleitoral Brasileiro e será feita denúncia das fraudes ocorridas ao General Lúcio Mário de Barros Góes, Presidente do Superior Tribunal Militar (STM) via Ministério Público Militar, com denúncia crime contra o TSE, STF e demais envolvidos e beneficiários, inclusive o Foro de São Paulo. Com a abertura de inquérito, todos os envolvidos serão afastados de seus cargos e responderão aos processos por crime lesa pátria, art. 357 do Código Penal Militar. O Coronel Koury criador do B-38, diz que só vai se falar aos grupos depois que o presidente Bolsonaro fizer seu pronunciamento.

Confirmada a fraude, FFAA deve apresentar relatório da eleição nas próximas horas?

A história não demorou para viralizar na internet. Só há um “detalhezinho”: ele não passa de uma versão “maquiada” (e com erros de português corrigidos) de uma fake news que desmentimos mais cedo. Como o desmentido sobre o assunto vale para agora, veja o que escrevemos.

Além de a mensagem ter as principais características de boatos online (como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis), há tantos erros de português no texto que não dá para levar a sério a apuração em questão.

Para além dos erros de português, há erros nos nomes dos citados. Ives Gandra Martins é tratado como “Yves Gandra”, Braga Neto é mostrado como Braga Netto e há o pior de todos: TSE e mostrado como STE. Como levar a sério uma informação de um sujeito que não consegue acertar o nome da Justiça Eleitoral?

Além disso, há contradições no texto dignas de um roteiro de filme B de terror. Sobre a reunião: não há como ela ter ocorrido. Matérias como essa do O Globo mostra que Bolsonaro não quis receber ministros e políticos após a derrota. Já essa da CNN mostra que o Palácio do Alvorada, local onde estava o presidente, teve as luzes apagadas às 22h. Ives Gandra Martins, por meio de suas redes sociais, desmentiu o suposto encontro com Bolsonaro sobre as eleições. Leia o conteúdo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO O Prof. Ives Gandra no dia de ontem não teve nenhum contato com nenhuma autoridade nem com nenhuma emissora de comunicação social ou de rede social. A análise semanal que tem feito sobre o momento político e colocada no Instagram não foi veiculada por ter sido sua conta suspensa, segundo a plataforma por instabilidade da mesma. Qualquer notícia que verse sobre qualquer contato do Prof. Ives Gandra com autoridades ou redes sociais ou de comunicação, é, portanto, falsa.  São Paulo, 31 de outubro de 2022.

Não bastasse isso, essa história de “empresa russa” já é um boato que desmentimos no primeiro turno das eleições. Sobre fraudes comprovadas, o texto não esclarece como isso se daria e carece de provas. Lembrando que, até hoje, nunca houve qualquer prova de fraudes nas eleições com urnas eletrônicas.

Por fim, o texto tem uma interpretação deturpada do artigo 142. Já falamos inúmeras vezes que o artigo em questão não autoriza intervenção militar. Isso já foi fruto de um esclarecimento no site da Câmara dos Deputados. Sobre a parte que fala de “prisão” por crime de lesa à pátria, trata-se de uma piada de mau gosto sem nenhuma base na realidade.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro descobriu em uma reunião que as eleições foram fraudadas, que as FFAA vão fazer um relatório e que isso vai resultar em uma intervenção militar. Trata-se de uma versão maquiada de um texto de cunho golpista que acabamos de desmentir.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso