Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Tecnologia > David Mckay do Royal Bank do Canáda quer doar milhões para você via Facebook/e-mail #boato

David Mckay do Royal Bank do Canáda quer doar milhões para você via Facebook/e-mail #boato

David Mckay do Royal Bank do Canáda quer doar milhões para você via Facebook e email, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em e-mail, David Mackay, CEO do Royal Bank, anuncia que quer doar milhões de Alex Aiolos para você.

Já faz algum tempo que a internet já não é um lugar tão seguro assim. O anonimato e a certeza da impunidade motiva muitas pessoas a falarem e a fazerem o que bem entendem, sem pensar nas consequências.

Se isso não bastasse, nos últimos meses, diversas propagandas enganosas estão pipocando na internet. Desde produtos que não cumprem o que prometem até golpes usando jogos de celular. Para piorar, diversos influencers estão sendo pagos para divulgar esse tipo de conteúdo.

E cada vez mais, esse assunto se espalha. Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com uma publicação que está sendo compartilhada nas redes sociais, David Mckay, presidente e CEO do Royal Bank do Canadá, teria enviado um e-mail onde afirma que quer doar milhões para você via Facebook ou e-mail. Segundo a história, o dinheiro seria de Alex Aiolos, que teria morrido na pandemia da Covid-19 e não deixou nenhum herdeiro. De acordo com a publicação, David Mckay estaria buscando pessoas para apresentar como herdeiros de Alex, devido ao mesmo sobrenome e nacionalidade. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“MANO OS ARABES TAO MTO EVOLUIDOS segue o texto que me mandaram Olá Sagitário Aiolos Eu sou o Sr. David Mckay, de Toronto, Canadá. Eu sou o presidente e CEO do ROYAL BANK DO CANADÁ. Em primeiro lugar, gostaria que soubesse que agradeço a sua generosidade por aceitar meu pedido aqui no Facebook e quero garantir que você não se arrependerá de sua ação. Eu acredito que é o desejo de Deus que eu encontre você neste curto espaço de tempo, pois estou tendo uma discussão de negócios importante e urgente que desejo compartilhar com você, que acredito que irá interessá-lo e beneficiá-lo porque está relacionado com o seu sobrenome, nome e nacionalidade e você vai se beneficiar com isso. Estou escrevendo a respeito de um homem / cidadão de seu país, o Sr. Alex Aiolos, que era proprietário de uma mineradora de ouro aqui no Canadá e também um dos maiores acionistas de nosso banco, o ROYAL BANK OF CANADA. No dia 2 de fevereiro de 2015 o Sr. Alex Aiolos, abriu uma conta privada de depósito fixo em nosso banco no ROYAL BANK DO CANADÁ, e depositou a quantia de $ 78.000.000,00 (setenta e oito milhões de dólares americanos) na conta para o propósito de abrir um carro empresa de manufatura lá em seu país.

Mas como um grande empresário e viajante constante / regular, foi muito lamentável que o Sr. Alex estivesse entre as vítimas mortas da doença coronavírus (COVID-19), ele morreu em dezembro de 2019. Então, o principal motivo de eu estar dizendo a vocês é que . O Sr. Alex atrasado não mencionou nenhum parente / herdeiro ao abrir a conta privada de depósito fixo e depositar o dinheiro. Ele era viúvo, casado com a falecida Sra. Elizabet Aiolos, e eles não tinham filhos e ele não mencionou parentes. Minha equipe de gestão do conselho do banco ainda não tem nenhuma informação sobre isso, eles não sabem sobre a conta e sua morte, a única razão pela qual eu sabia disso é porque eu sou o presidente e CEO do banco e qualquer transação desse deve ser confirmado por mim para ser preenchido e também a conscientização do gerente do banco. Portanto, como estou escrevendo para você agora, as únicas pessoas que sabem sobre isso são você, eu e o gerente do banco, e a transação será realizada com sucesso entre nós três. Na semana passada, minha Gerência de banco teve uma reunião para um exercício de verificação bancária para observar contas inativas e de depósito privado. Eu sabia que isso iria acontecer e é por isso que estou procurando um meio de lidar com a situação antes que minha equipe de administração do banco descubra, porque se eles descobrirem, eles irão solicitar que o dinheiro seja compartilhado entre eles, o que eu posso rejeitar e eu não quero que isso aconteça. Foi por isso que quando vi seus detalhes, fiquei feliz.

Estamos agora buscando sua cooperação para apresentá-lo como próximo de parente / herdeiro da conta, já que você tem o mesmo sobrenome e a mesma nacionalidade do Sr. Alex, e a sede do meu banco liberará a conta para você por meio de minha Autoridade e a do gerente do banco. Não há risco envolvido; a transação será executada sob um acordo legítimo que o protegerá de qualquer violação da lei. É melhor reivindicarmos o dinheiro do que permitir que os Diretores do Banco o compartilhem entre si. Eu não sou uma pessoa gananciosa, então estou sugerindo que compartilhemos os fundos, 40/30% 30% que é 30% para você, 30% para o gerente do banco e 40% para mim espero que o compartilhamento esteja ok e minha própria parte do dinheiro me ajudará a iniciar meu novo projeto. Deixe-me saber sua opinião sobre isso e por favor, trate essas informações como confidenciais. Fornecerei mais detalhes assim que receber sua resposta urgente por meio do meu endereço de e-mail oficial abaixo. [email protected] Meu endereço de e-mail é [email protected] Cumprimentos; Sr. David I Mckay whatsapp_ + 14152377177”.

David Mckay do Royal Bank do Canáda quer doar milhões para você via Facebook/e-mail?

A história gerou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente interessada, mas preocupada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas.

Ao se deparar com a mensagem de hoje, logo ficamos desconfiados. Ela apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre a situação. Se isso não bastasse, o caráter da suposta proposta é absurdo. Onde já se viu o CEO de um banco procurar pessoas com o mesmo sobrenome para se passar de herdeiros de um homem que morreu e deixou uma quantia no banco? E onde já se viu o dono de um banco sair distribuindo o dinheiro de outra pessoa?

Além disso, histórias falsas sobre propostas absurdas já foram desmentidas aqui no Boatos.org, como a que dizia que a ganhadora da loteria nos EUA iria doar US$ 1 milhão para você.

Ao procurar pela fonte citada na história, o CEO David Mckay do Royal Bank do Canadá, descobrimos que essa informação é real. O homem realmente é o CEO do banco. Porém, também encontramos diversos golpes usando o nome do presidente da instituição. Em 2021, uma publicação em um fórum na internet alertou sobre um golpe que usava o nome de Mckay e informava que a pessoa teria ganhado um prêmio. Em 2022, descobrimos que a história de hoje já circulava em fóruns internacionais com um alerta de golpe.

Por fim, a tal proposta de hoje tem um intuito: o pagamento de uma taxa. Ao responder a mensagem e aceitar o negócio, a pessoa recebe a informação de que precisa fazer um pagamento antecipado para arcar com todo o processo burocrático. E aí que o golpe funciona. Ao depositar o dinheiro, o golpista some e você acaba sem o dinheiro depositado e muito menos sem o valor prometido.

Em resumo: a história que diz que o CEO do Royal Bank do Canadá, David Mckay, estaria procurando pessoas para doar milhões pelo Facebook/e-mail é falsa! O e-mail supostamente enviado pelo presidente do banco, na realidade, é um golpe. Ao responder a mensagem e aceitar o negócio, a pessoa é instruída a fazer um depósito para arcar com os custos burocráticos do processo. Porém, ao realizar a transferência, os golpistas somem e a pessoa termina sem o dinheiro do depósito e sem o dinheiro prometido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: