Governo Bolsonaro constrói ponte estaiada de Ilhéus (BA), mostra vídeo #boato

Boato – Presidente Jair Bolsonaro constrói ponte estaiada de Ilhéus, na Bahia, com recursos do governo federal, aponta vídeo. 

Ainda faltam cinco meses para o segundo ano do governo Bolsonaro chegar ao fim e o que não faltam são balanços sobre o que o presidente tem feito em seus quase dois anos de governo. O problema é que nem todos os feitos comemorados pelos seus apoiadores são reais, começando pela história de hoje.

Circula pelo Facebook e WhatsApp um vídeo que mostra imagens da nova ponte em Ilhéus, Bahia. No vídeo, um sujeito explica que o presidente Jair Bolsonaro foi responsável pela inauguração da ponte estaiada de Ilhéus e comemora. “Inaugurando a ponte que o meu presidente Bolsonaro mandou fazer aqui em Ilhéus”, diz o sujeito. Leia a transcrição do vídeo:

E aí pessoal aqui ó inaugurando a ponte e o meu presidente Bolsonaro mandou fazer aqui em Ilhéus acesso novo à venda gente postar no Facebook e Instagram todas as mídias sociais Twitter agradecendo aqui do bolsonaro aeroporto Torres Lopes centro a dia que tô bonito viu Presidente Obrigado meu presidente tô no seu governo minha passar em uma ponte dessa aí ó deixa o cara do cetran ele pode até me matar porque eu tô filmando mas não botou não bolsonaro liberou hoje ou não tem multa iPhone só tá liberado ainda chamar um palanque aí o o bandidos que roubou 93 milhões da Saúde tava aqui dos respiradores foi embora mas a gente já vai passar aqui né ela ia lá olha que coisa linda aí ó tá vendo aí Lázaro quatro pista o bicho ou na grande danada velho aí galera Ponte Estaiada de Ilhéus uma obra aí do Governo Federal e do nosso querido Presidente bolsonaro Jair Messias bolsonaro os cabos de aço aí que o homem mandou botar o mito é um mito e coisa linda o Mazão de Léo que o carro tá cheio de mando cheio de picuá aí galera aí ó primeira Ponte Estaiada da Bahia aqui na princesinha do Sul Ilhéus Bahia Gabriela Cravo e Canela Presidente Jair Messias bolsonaro É isso aí galera Chegamos no centro de Ilhéus agora que antes levava uma hora de engarrafamento ali na obrigado meu presidente. Valeu, galera.

Governo Bolsonaro constrói ponte estaiada de Ilhéus (BA)?

A notícia deixou muitos simpatizantes do governo animados. Mas será mesmo que o governo Bolsonaro construiu a ponte estaiada de Ilhéus? A resposta é não. Entenda os porquês.

Ao bater o olho na mensagem, já identificamos dois dos pré-requisitos para um “bom boato”. O primeiro está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. E o segundo está no histórico de obras “incríveis do governo Bolsonaro”. Por aqui, no Boatos.org, já desmentimos histórias envolvendo bandejão no Palácio do Planalto, leitos de UTI, ultrassom que destrói células cancerígenas, energia elétrica no pantanal e muitas outras.

Ao pesquisar mais sobre o assunto, chegamos à ponte estaiada de Ilhéus, inaugurada em julho de 2020 (se você não conhece, veja aqui). Pois bem, a ponte Ilhéus-Pontal tem 533 metros de extensão, 25 de largura e recebeu o investimento de R$ 100 milhões. A ponte, que deve receber o nome de Jorge Amado, foi inaugurada pelo governador da Bahia, Rui Costa.

Só mais um detalhe: não se trata de uma obra do governo Bolsonaro. Isso porque a obra da nova ponte foi custeada pelo Governo do Estado da Bahia e não pelo Governo Federal, como aponta a mensagem. Inclusive, o site Ilhéus Eventos também desmentiu a informação e afirmou que a informação “não é verdadeira”.

Resumindo: o governo Bolsonaro não construiu a ponte estaiada de Ilhéus, na Bahia. A obra pertence ao governo estadual, a história é falsa e você caiu em mais um #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.