Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gonçalves Dias, ex-GSI, disse que José Dirceu foi mentor de atos de 8 de janeiro #boato

Gonçalves Dias, ex-GSI, disse que José Dirceu foi mentor de atos de 8 de janeiro #boato

Ex-GSI Gonçalves Dias disse que José Dirceu foi mentor de invasão de 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-ministro do GSI Gonçalves Dias falou em depoimento à Polícia Federal que José Dirceu foi o mentor dos atos de vandalismo de 8 de janeiro.

Próximo ao início da CPMI dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023, uma guerra de narrativas começou a se espalhar na internet. Em meio a isso, algumas mensagens bombásticas (e falsas) estão viralizando.

Uma delas aponta que o ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional Gonçalves Dias “entregou” quem foi o mentor do que resultou em destruição na Praça dos Três Poderes. Mensagens apontam que o ex-GSI disse que José Dirceu que tramou os ataques. Leia:

*URGENTE !!!!* _*Em depoimento hj em Brasília na PF , ex ministro Gonçalves Dias ex GSI , delatou a dois delegados da Polícia Federal, que o grande mentor de 8 de janeiro a invasão a sede dos três poderes, foi Zé Dirceu, ele que planejou em conjunto com os demais petistas, que falará o nome deles e as filmagens das reuniões para produzir os atos terroristas foram todos traçados e planejados por JOSÉ DIRCEU, e com aval total do Presidente Lula, que não vai arcar sozinho com a culpa e que ser o primeiro a depor na CPMI*_

Ex-GSI Gonçalves Dias disse que José Dirceu foi mentor de invasão de 8 de janeiro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A tese não demorou a circular na internet e gerar comentários sobre a origem dos atos antidemocráticos. Só que além de a tese de que José Dirceu “tramou tudo” ser absurda, Gonçalves Dias não falou nada disso no depoimento à Polícia Federal.

A mensagem já começa a entregar a farsa. Ela tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português. Além disso, é vasta a quantidade de fake news que tentam imputar à culpa do movimento, que foi de simpatizantes de Bolsonaro, à esquerda. Há exemplos aqui, aqui e aqui.

Ao contrário da maioria das fake news, a mensagem tem uma característica que facilitou a nossa apuração: a citação de fonte confiável. A mensagem cita o ex-GSI Gonçalves Dias e o depoimento à Polícia Federal.

Pois bem, o depoimento ocorreu na sexta-feira (21). A CNN conseguiu a íntegra do depoimento de Gonçalves Dias. Em nenhum momento, ele cita que José Dirceu foi o mentor dos ataques do dia 8 de janeiro. Tampouco ele foi indagado sobre o conhecimento de quem era responsável pelos ataques.

É importante citar novamente que a hipótese de que o ataque foi “tramado” pela esquerda é completamente sem propósito e falsamente contraditado pela realidade (por exemplo, as pessoas que fizeram as depredações eram fãs de Bolsonaro). Ou seja: além de o episódio checado hoje ser falso, a tese que o balizava também é falsa.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-ministro do GSI Gonçalves Dias disse que José Dirceu foi o mentor dos ataques do dia 8 de janeiro de 2023. Ele não disse nada sobre isso no depoimento à PF e a tese de que a esquerda é responsável por tudo não se sustenta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm