Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > FBI está no Brasil para investigar atos do dia 8 de janeiro #boato

FBI está no Brasil para investigar atos do dia 8 de janeiro #boato

FBI está no Brasil para investigar atos do dia 8 de janeiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O FBI está no Brasil para investigar a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro nos atos de 8 de janeiro. A esquerda está morrendo de medo.

É fato que os atos de 8 de janeiro deixaram de ser um pouco o centro das atenções do noticiário brasileiro. Por outro lado, a oposição tem pressionado para que se crie uma CPMI sobre os atos de vandalismo. É neste contexto que um vídeo está circulando na internet.

De acordo com a pessoa que apresenta o vídeo, o FBI estaria no Brasil para investigar os atos de 8 de janeiro. A motivação seria o fato de o presidente Jair Bolsonaro estar nos Estados Unidos e ser citado como participante das ações. É dito, ainda, que a esquerda está morrendo de medo porque “seria revelado” que a culpa dos atos é de Lula. Leia a transcrição do arquivo que circula por aí:

É galera FBI no Brasil. É isso mesmo que você ouviu. E tem um monte de falastrão por aí dizendo que não, que é mentira, que não sei o quê. Eu vou explicar pra você porquê. Que o FBI pode a qualquer momento descer no Brasil e já está tudo certo. Pra ele descer no Brasil o nosso querido ex-presidente Jair Bolsonaro dia trinta foi para os Estados Unidos e ficou lá e permanece até hoje ah isso eu sei Isaque então eu entendo aqui o que vai acontecer

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

O senhor ministro da justiça Flávio Dino e o Presidente da República está acusando Jair Messias Bolsonaro de ter participação frontal no oito de janeiro, inclusive com isso o ex-ministro da justiça que é Anderson Torres tá detido por causa dessas acusações. Então o que que o Estados Unidos disse? Bom Se oito de janeiro foi planejado por Bolsonaro e ele estava no no Estados Unidos? Então o crime foi feito, foi planejado e articulado dentro do território americano. Foi usado internet, telefone, e-mail e tudo mais

FBI. Está fazendo o quê? Abriu uma investigação em cima de oito de janeiro. E pasmem, ele não vai ficar só lá. Ele vai vim pro Brasil aonde vai o que acontecer o quê? Ele vai investigar tudo pra saber se Bolsonaro teve participação nisso ou não, porque se Bolsonaro teve nos Estados Unidos, o Estados Unidos também é corresponsável pela situação. Então meus amigos a esquerda está desesperada não quer que a CPMI comece porque o FBI está chegando na nação. E vocês sabem polícia dos Estados Unidos lei é lei e não tem o que fazer. Eles vão declarar tudo que aconteceu Mande esse vídeo pra todo mundo. Vamos abalar as estrutura da esquerda. Curta, comente, compartilhe. Juntos somos mais forte

FBI está no Brasil para investigar atos do dia 8 de janeiro?

O que não tem faltado é gente repercutindo a tal fala e apontando que “agora vão descobrir que a esquerda é responsável pelos atos de 8 de janeiro”. Porém, é falsa a informação que aponta que o FBI está investigando os atos de 8 de janeiro no Brasil.

A fonte da informação da história já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Além de não constar a tal informação em qualquer fonte confiáveis, ela veio de um canal de redes sociais de um fã de Bolsonaro que já apontou para outras informações erradas como a de que os navios iranianos estão repletos de armas para a Venezuela.

Além disso, não existe qualquer lógica na tese de o FBI fazer a investigação simplesmente por Bolsonaro estar nos Estados Unidos. Para começar, Bolsonaro não é formalmente réu ou acusado de ser mandante dos atos de 8 de janeiro. Segundo: o ex-presidente é um cidadão brasileiro e responde à Justiça do Brasil.

Terceiro e mais importante: os atos de 8 de janeiro causaram danos em território brasileiro e estão sendo investigados pela Polícia Federal. O FBI não tem competência para fazer investigações por aqui e, caso quisesse, haveria problemas diplomáticos.

É importante citar que toda a tese se baseia em uma tese falsa e já desmentida aqui algumas vezes: a de que os atos de 8 de janeiro foram organizados pela esquerda e são obras de infiltrados.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o FBI está realizando investigações sobre os atos de vandalismo do dia 8 de janeiro. Trata-se de uma fake news sem lógica e sem embasamento que brotou na web.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: