Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Mensagem que diz que a Globo escondeu um vídeo sobre o “Comunismo no Brasil” a mando do PT é falsa

Mensagem que diz que a Globo escondeu um vídeo sobre o “Comunismo no Brasil” a mando do PT é falsa

Globo enterrou vídeo dos anos 80 sobre Comunismo no Brasil a mando do PT, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – História indica que o PT teria ordenado que a Globo escondesse um vídeo, sobre o comunismo no Brasil, feito nos anos 80.

  Introdução

Ao longo das eleições presidenciais de 2022, um assunto em particular tomou bastante espaço nas discussões: o suposto apoio de veículos de comunicação a determinados candidatos. Uma das emissoras mais criticadas na época foi a Rede Globo que, de acordo com bolsonaristas, estaria fazendo propaganda pró-Lula.

E de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, após a vitória de Lula, o governo PT teria ordenado que a Rede Globo escondesse um vídeo, sobre o comunismo no Brasil, feito nos anos 80. O vídeo que acompanha a publicação mostra uma reportagem da TV Globo sobre os atos de Dilma Rousseff durante a Ditadura Militar, imagens com uma gravação sobreposta, uma entrevista de Dilma e uma entrevista do suposto comunista russo Major Anatholy Navashki.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: “Globo enterrou esse vídeo a mando do PT. Mas tinha uma cópia, e podemos ver agora. Vejam as barbaridades que fizeram. Vamos divulgar!”. Versão 2: “Esse arquivo dos anos 80 foi “enterrado” pela Rede Globo por determinação do PT. Porém, havia uma cópia “secreta” que agora merece ser divulgada a todos os brasileiros!!!”. Versão 3: “A Verdadeira História sobre o Comunismo no Brasil”.

  Análise

A história de hoje foi amplamente compartilhado em redes sociais, como em grupos bolsonaristas no Facebook e por meio de vídeos no YouTube. O conteúdo apresenta diversas características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e pede por compartilhamentos.

Além disso, esse tipo de história falsa não é novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas aqui, aqui e aqui.

E a mensagem, claro, deixou inúmeras dúvidas. Selecionamos três para serem respondidas e explicar toda essa história: 1) O vídeo em questão foi exibido na Globo, nos anos 80? 2) É verdade que a Globo escondeu o conteúdo a mando do PT? 3) As informações exibidas nos vídeos são reais?

Checagem

O vídeo em questão foi exibido na Globo nos anos 80?

Não! Na realidade, o vídeo que acompanha as publicações de hoje circula há alguns anos na internet. No mínimo, desde 2018. Porém, o vídeo é somente parte de uma reportagem exibida no programa Fantástico, em 1995. Após a história voltar a circular em 2022, o serviço de checagem Fato ou Fake desmentiu a mensagem. De acordo com a página, o vídeo original possui quase 6 minutos e, na história que está circulando nas redes sociais, um recorte do programa foi mesclado com outros vídeos.

Segundo o Fato ou Fake, a reportagem não estava disponível na internet, porque, na época, as publicações dos vídeos não eram feitas de forma regular. Ainda segundo a página de checagem, o tema da reportagem em questão eram os justiçamento e execuções determinadas por guerrilheiros em julgamentos sem direito de defesa.

É verdade que a Globo escondeu o conteúdo a mando do PT?

Improvável. Para começo de história, o próprio vídeo foi disponibilizado pela Rede Globo. Além disso, como a página Fato ou Fake relatou, a internet comercial chegou ao Brasil em 1995 e, naquela época, não era comum a publicação de vídeos na internet. Já a outra parte do vídeo da história de hoje não foi escondida pela Globo, porque ela não é um conteúdo feito pela emissora.

As informações nos vídeos são reais?

A primeira parte, que mostra uma reportagem jornalística da Globo, é real (uma vez que houve apuração e compilação dos dados). Vale ressaltar que nem Lula e nem ninguém do partido foi citado na reportagem original que foi exibida no Fantástico, em 1995. Além disso, a pessoa que construiu o vídeo que está circulando nas redes sociais ignora totalmente o horror da Ditadura Militar. A matéria da Globo mostra sim uma situação pontual que também merece ser lembrada, mas enaltecer isso de forma manipulada é simplesmente tentar apagar o que os militares fizeram durante a Ditadura Militar, como se os julgamentos dos guerrilheiros fosse maior do que a própria Ditadura. É tentar defender o injustificável: “se a Ditadura matou, é porque teve motivos”.

Se isso não bastasse, o vídeo foi cortado e editado. Em um dos momentos, as imagens mostram uma foto da ex-presidente Dilma Rousseff segurando um fuzil. Em 2014, a equipe do Boatos.org já desmentiu essa história por aqui. Outro momento que coloca em xeque as informações apresentadas no vídeo é a passagem que mostra a suposta fala de um comunista russo. Como já explicamos aqui no Boatos.org, as legendas usadas no vídeo estão erradas. Por fim, ainda há o relato da ex-guerrilheira Vera Silvia Magalhães. A entrevista é verdadeira, mas foi cortada em diversos pontos para construir uma narrativa que não foi bem assim.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

A história de hoje usa um vídeo manipulado para tentar construir uma narrativa que não ocorreu. As primeiras imagens mostram uma reportagem que foi exibida no Fantástico, em 1995. A matéria original possui quase 6 minutos, mas foi cortada e incluída no vídeo que circula na internet. Além disso, outras imagens foram usadas no vídeo, sendo cortadas e editadas para construir uma narrativa. Se isso não bastasse, o vídeo ainda mostra imagens falsas e vídeos com legendas erradas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm