Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Globo grava vinheta de fim de ano com Lula e Janja #boato

Globo grava vinheta de fim de ano com Lula e Janja #boato

Globo grava vinheta de fim de ano com Lula e Janja, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vinheta de fim de ano da TV Globo tem participação do ex-presidente Lula e sua esposa Janja, mostra vídeo.

À espera do resultado do segundo turno das eleições e com chances reais de vencer neste domingo, 30 de outubro, o ex-presidente e candidato à reeleição Lula e sua esposa Rosângela Silva, se tornaram uma figura popular no dia a dia dos boatos.

O último que circula online aponta que o casal participou da gravação da vinheta de final de ano da TV Globo. A mensagem diz que “toda a Rede Globo comemorando” e questiona “ano novo será que vai ter golpe?”. Em outra versão, o texto sugere que a eleição já está toda armada. Leia e assista o vídeo:

Versão 1: Globo já gravou o vídeo de fim de ano com Lula e Janja, sério? Versão 2: Gente! Olhem isso! A eleição está toda armada! Vejam o comercial da Globo de fim de ano com o casal Lula e Janja… Isso tem que ser mostrado a todos. Vergonhoso. Na cara do povo!! Versão 3: Lula, janja e toda a rede globo comemorando ano novo será q vai ter golpe… CAMPANHA FIM DE ANO REDE GLOBO 2022

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Globo grava vinheta de fim de ano com Lula e Janja?

A participação de artistas no vídeo fez com que muita gente acreditasse que a vinheta de fim de ano já estava no ar, mas a verdade é que o vídeo faz parte da campanha do ex-presidente Lula.

O texto vago, alarmista e sem datas e fontes confiáveis levantaram suspeitas. Mas não é só isso: o enredo da mensagem também chamou atenção, já que se assemelha a diversos boatos que circularam por aí, como no caso envolvendo Ciro Gomes, Lula e o prefeito de Alcobaça.

Graças a presença de artistas e a escolha da cor branca para as roupas dos personagens, o vídeo viralizou com o status de “vinheta de fim de ano”, porém as imagens fazem parte do vídeo de campanha do petista, como mostra essa publicação do perfil oficial do Partido dos Trabalhadores (PT) no Twitter. Confira:

Para não restar dúvida sobre o vídeo, anote aí: todos os artistas que aparecem no vídeo não possuem vínculo com a emissora. Além de Lula e Janja, estão no vídeo nomes que já fizeram parte de projetos da Globo, inclusive com rescisão contratual recente, como é o caso de Marieta Severo e Osmar Prado.

Nesta matéria, o UOL explica que desde junho a emissora tem reforçado as regras em relação à temas políticos e que proíbe a participação de funcionários e colaboradores em campanha de qualquer político, sob a punição de rescisão contratual.

Resumindo: Lula e Janja não participaram da gravação de vinheta de fim de ano da TV Globo. Isso porque o vídeo faz parte da campanha eleitoral do candidato e porque contraria as próprias regras da emissora. Ou seja, #boato.

PS: Neste fim de semana, a equipe do Boatos.org se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente  desinformação sobre as eleições. A parceria reúne o AFP Checamos, Aos Fatos, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso