Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > William Bonner pediu para sair da Globo e vai deixar o Brasil #boato

William Bonner pediu para sair da Globo e vai deixar o Brasil #boato

William Bonner pediu para sair da Globo e vai deixar o Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O apresentador do Jornal Nacional William Bonner pediu para sair e vai deixar a TV Globo e o Brasil. Lula tem relação com isso.

Quando falamos de figuras tradicionais na TV brasileira (como Faustão, Fátima Bernardes, Ratinho, Silvio Santos e William Bonner), periodicamente surgem informações especulativas (normalmente falsas) que falam sobre “mudanças profissionais” por parte deles. A história de hoje aponta para uma bomba relacionada ao apresentador do Jornal Nacional.

Nos últimos dias, publicações dando conta de que William Bonner teria pedido para sair da TV Globo tem circulado em dois nichos: sites de fofocas e perfis simpáticos ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

As mensagens apontam (entre outras coisas) que ele teria “pedido para sair da Globo”, que Lula teria relação com a decisão, que William Bonner iria deixar o Brasil e que até já haveria uma “data para isso”. Leia alguns dos textos que estão circulando online:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: Willian Bonner não aguentou e pediu pra sair da Globo, e do Brasil. Fiquem com Lul4. Bonner pede demissão da Globo e vai morar fora do Brasil Versão 2: BOMBA: WILLIAM BONNER ‘BATE NA MESA’ E PEDE PARA SAIR DA GLOBO Por mim estás indo tarde…

Versão 3: Depois que jogou o Brasil no buraco, Willian Bonner vai sair do Brasil… E quem é pobre, que se lasque mesmo, não é??? O apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, já está com data marcada para deixar a bancada de um dos programas de maior audiência da TV brasileira. Após 26 anos no ar, Bonner se prepara para sair no segundo semestre de 2023 — mesmo com seu contrato com a Globo indo até 2025.

Versão 4: ENQUANTO ISSO NA REPÚBLICA DAS BANANAS 🤔… Willian Bonner vai sair da Globo e do Brasil: “Fiquem com Lula!” Missão cumprida! Após fazer campanha para Lula, William Bonner está de saída da Globo e do Brasil.

Análise das mensagens que estão circulando?

As mensagens coletadas para esta checagem foram retiradas do YouTube (incluindo de perfis com grande influência), Twitter (normalmente compartilhando vídeos de outras plataformas), Facebook (da mesma forma) e TikTok (sendo a plataforma que mais obteve engajamento). Também vimos a informação de que William Bonner havia pedido para sair da Globo sendo publicada em alguns sites de fofocas e de direita.

Detectamos algumas características de fake news nos conteúdos. 1) O caráter extremamente alarmista (sensacionalista e/ou enviesado politicamente). 2) A falta de citação de fontes oficiais que confirmem a informação (a fonte em alguns casos foi um colunista de fofocas). 3) O histórico deste tipo de fake news.

É claro que um dia William Bonner vai sair da Globo, deixar o Jornal Nacional e tudo mais. Porém, os “chutes” de que isto estaria iminente já renderam muitas mensagens falsas. Em 2020, por exemplo, desmentimos por duas vezes o boato (aqui e aqui), que se mostrou falso mesmo.

William Bonner pediu para sair da Globo e vai deixar o Brasil?

Ao fazer uma busca sobre o assunto, percebemos algumas coisas. A primeira é que as mensagens que mais circularam na internet (que apontam que William Bonner havia “pedido para sair”) se utilizam de um rumor de uma possível não renovação de um contrato que se encerraria em 2024.

Dois pontos na informação já derrubam a tese: 1) O fim do contrato não seria agora e William Bonner, mesmo que não renovasse, não deixaria a Globo agora em 2023 (isso ocorreria apenas com uma improvável rescisão de contrato). 2) Tudo que está circulando é especulação.

Isso também derruba uma terceira tese: de que William Bonner teria data para sair e ela seria 2023. Aliás, a tal história surgiu de matérias antigas, de antes da última renovação de contrato dele com a emissora.

Vale apontar que Lula não tem qualquer relação (ao contrário do que apontam “influenciadores bolsonaristas) com uma possível decisão de William Bonner. Vamos combinar que uma pessoa com o nível socioeconômico como do apresentador do Jornal Nacional não sofre diretamente impactos no dia-a-dia de governo A ou B. “Mil” fatores entrariam antes disso em uma possível decisão.

Resumindo: é falso que William Bonner pediu para sair da Globo e anunciou que vai deixar o Brasil. Tudo que está circulando usa como base especulações, informações desatualizadas ou viés político.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: