Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes de ser presidente #boato

Boato – Jair Bolsonaro (PSL) pode ser cassado e perder o mandato antes mesmo de ser empossado presidente. G1 deu a notícia. 

A semana anda agitada em terras tupiniquins (e o motivo nem é o feriado). Após a vitória de Jair Bolsonaro (PSL) nas urnas, os brasileiros estão vivendo um verdadeiro frisson. Alguns felizes, outros tristes, alguns certos da decisão, outros arrependidos.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org Siga o Boatos.org no Twitter: Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/36nlVru

Confira o nosso Instagram:

Instagram

O fato é que Bolsonaro é o novo presidente do Brasil e já começou a revelar alguns de seus planos para o próximo ano (além dos nomes de seus ministros). Só que, segundo algumas publicações, Bolsonaro seria cassado antes mesmo de ser empossado. “Bomba, Jair Bolsonaro pode perder o mandato e ser caçado antes mesmo de comemorar o cargo de presidente da replublíca, entenda!”, diz a mensagem.

Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes de ser presidente?

É óbvio que a informação começou a ser compartilhada diversas vezes nas redes sociais e causou verdadeiro frisson. Muitos brasileiros ficaram surpresos e, alguns, até felizes com a notícia. Mas será que Bolsonaro vai mesmo perder o mandato e ser cassado antes de ser empossado presidente? A resposta é não. Para mais detalhes, continua lendo!

A história que anda circulando nas redes sociais apresenta as principais características de boatos online: é vaga (não dá mais detalhes sobre o assunto), alarmista e possui erros de português (destaque para o “caçado”, que não tem nada a ver com “cassado”, o termo correto).

Além disso, vale ressaltar que Bolsonaro não pode ser cassado do cargo de presidente por um motivo muito simples: só é cassado quem já foi empossado. E vale lembrar que a posse de Bolsonaro será apenas no dia 1º de janeiro de 2019, após a realização da cerimônia e fazer o juramento constitucional.

Outro ponto que acaba totalmente com a farsa são os links indicados no final do texto das publicações. Um deles é do site G1 e te direciona para a página principal do site. Ou seja: não fala nada sobre cassação ou “caçação” de Bolsonaro.

Já o outro link, na verdade, direciona o internauta para uma imagem e é aí que ele descobre se tratar de uma fake news. A imagem mostra a imagem do deputado federal Tiririca com a frase: “é mentira, abestado”. Ou seja, a “notícia”, na verdade, não passou de uma brincadeira.

Entretanto, é importante fazer uma ressalva. Apesar dessa mensagem, com cunho sensacionalista, ser falsa, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda terá que apreciar algo contra o futuro presidente. Como ele é réu em duas ações, acusado de incitação ao crime de estupro e injúria, contra a deputada Maria do Rosário (PT/RS).

Com isso, o Supremo terá que decidir se Bolsonaro pode ser empossado ou não. Porém, assim como aponta a rede BBC, a tendência é que os processos sejam suspensos por ora e voltem a ser julgados quando Bolsonaro deixar a Presidência.

Em resumo: a história que diz que Jair Bolsonaro pode perder o mandato e ser cassado antes mesmo de ser empossado presidente é falsa! Os links disponíveis no final da mensagem mostram que a história não passou de brincadeira. Sendo assim, a história não passa de boato. Não compartilhe.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)