Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Gerson, ex-jogador, diz que Tite politizou a seleção brasileira em vídeo #boato

Gerson, ex-jogador, diz que Tite politizou a seleção brasileira em vídeo #boato

Gerson, ex-jogador, diz que Tite politizou a seleção brasileira em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Muito irritado, o ex-jogador Gerson (o Canhotinha de Ouro) gravou um vídeo xingando Tite. Ele disse que o técnico politizou a seleção brasileira.

Para quem gosta (e até para quem passou a não gostar) de futebol, o dia foi de remoer a derrota da seleção brasileira para a Croácia na Copa do Mundo. É claro que culpados seriam encontrados. E um dos mais óbvios (seja com críticas justas ou não) foi o técnico Tite.

Em meio a este quadro, um vídeo atribuído ao ex-jogador Gerson (mais conhecido como Canhotinha de Ouro e tricampeão mundial na Copa de 1970) está circulando na internet.

Na filmagem, ele faz críticas duras a Tite e diz que o técnico politizou a seleção brasileira. Ele também aproveitou para criticar a esquerda e Lula (o chamando de ladrão). “Recado do Gerson para o técnico comunista Tite” e “Gerson, o canhotinha de ouro, manda um recado para o Tite”, dizem algumas mensagens que circulam online. Confira a transcrição do vídeo (que não será exibido aqui):

Tite, seu filho da p.. Você levou a política pra dentro da seleção. Por isso nós perdemos. Seu filho da p…, petista, filha da p…. Agora tu vai lá, ó, na posse do ladrão, porque tem um filho da p… Tu não merece ser técnico de uma seleção brasileira. Você convocou mal, mexeu mal e mostrou mais uma vez que quem apoia ladrão tem que se f… seu filho da p…

Gerson, ex-jogador, diz que Tite politizou a seleção brasileira em vídeo?

Vídeo: Não se Engane desmente fakes sobre Imposto de Renda de 35% e caneta do Lula

Vídeo: É falso que Alexandre de Moraes admitiu fraude nas eleições

Vídeo: História sobre banheiro unissex é falsa

O vídeo se espalhou na internet (assim como outros boatos) por motivos esportivos e políticos. Porém, é falsa a informação que aponta que a pessoa que está xingando (de forma bem deselegante) o técnico Tite é Gerson, o Canhotinha de Ouro.

A mensagem, o histórico de boatos deste tipo de história e a ausência do conteúdo em fontes confiáveis já começam a entregar a farsa. Os textos que circulam junto com o vídeo têm características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que apontem que Gerson era a pessoa do vídeo.

Além disso, não é de hoje que figuras são falsamente identificadas em vídeos. Já desmentimos, por exemplo, vídeos falsamente atribuídos a Fábio Assunção, a “filha da Maria do Rosário” e a Geddel Vieira Lima.

Ao procurar pelo assunto em fontes confiáveis, nada encontramos sobre a tal declaração de Gerson. Ao contrário, encontramos no canal do craque (o Canhotinha 70) uma análise sobre o jogo (por sinal, muito mais embasada do que do vídeo que viralizou).

No vídeo que está viralizando online, há um nome de um perfil do TikTok. Ao procurar nele, encontramos o vídeo em questão. Ou seja: um usuário do TikTok gravou o vídeo, ele viralizou e colocaram o crédito erroneamente ao ex-jogador.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Gerson, ex-jogador, disse que Tite politizou a seleção brasileira. A pessoa que gravou o vídeo é um usuário do TikTok e o Canhotinha de Ouro nada disse sobre política em relação à Copa do Mundo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link