Médico que atendeu Bolsonaro após a facada pede “socorro” ao presidente em vídeo #boato

Boato – O médico que atendeu Jair Bolsonaro após a facada gravou um vídeo pedindo socorro ao presidente e falando das tristezas que tem passado com a vitória de Lula.

A cada dia que passa, o pedido para uma intervenção militar vem (felizmente) perdendo força. A única coisa que tem tentado “animar” golpistas em frente aos quartéis são mensagens falsas e emotivas em redes sociais. A última aponta para um apelo de uma pessoa chave na vida de Bolsonaro.

Um vídeo de uma mensagem “carinhosa” de um fã de Bolsonaro ao presidente está circulando como se fosse do médico que atendeu Bolsonaro após o presidente levar uma facada. No vídeo, o homem diz que entende a situação de Bolsonaro, mas pede que o presidente faça alguma coisa porque a situação é desesperadora. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: Médico que atendeu o Presidente Bolsonaro após ele receber a facada. Ele disse tudo!!! Como estamos nos sentindo nesse momento! Chorei!!! Que Deus ilumine e abençoe o nosso querido Presidente nessa hora tão difícil Versão 2: Deus nos socorra!!! Pedido do médico que atendeu Bolsonaro, no dia que levou a facada

Transcrição: Aceitar a um ladrão e sua gangue dirigindo nossa nação. Todos nós estamos com o coração dilacerado e em pedaços. Perdemos a vontade de trabalhar, perdemos o sono. Perdemos até o ânimo de viver. Capitão Bolsonaro senhor presidente Todos nós estamos esperando que o senhor nos socorra

Médico que atendeu Bolsonaro após a facada pede intervenção militar em vídeo?

O vídeo se espalhou com todas as forças na internet, principalmente por causa do crédito ao “médico que atendeu Bolsonaro”. Discurso (que, por sinal, repete a mesma ladainha golpista de sempre) à parte, o fato é um: a pessoa do vídeo não é o “médico que atendeu Bolsonaro após a facada”.

A mensagem e o histórico de fake news já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. O texto tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que a pessoa do vídeo é mesmo o “médico de Bolsonaro”.

Além disso, vídeos com créditos errados não faltam na internet. Já desmentimos, por exemplo, vídeos com declarações fortes falsamente atribuídos ao ex-jogador Gerson, a “filha de Maria do Rosário” e ao “advogado do PT”.

Ao olhar no vídeo, algo nos chamou atenção. Há uma identificação do sujeito como Carlito Gini. O nome não são dos médicos que atenderam Bolsonaro em Juiz de Fora (após a facada), que é Luiz Henrique Borsato e Paulo Gonçalves de Oliveira Júnior, tampouco do renomado cirurgião Antonio Luiz Macedo, que deu o atendimento em São Paulo.

Ao procurar pelo nome de Carlito Gini, achamos perfis (que batem, por sinal, com o vídeo) de uma pessoa que dá opiniões políticas na internet. Ao buscar pelo nome, vimos que ele é identificado como empresário (e não como médico). Ou seja: não é a pessoa que atendeu Bolsonaro após a facada.

Resumindo: independentemente do conteúdo do vídeo, não é verdade que a pessoa que gravou o vídeo é o médico que atendeu Bolsonaro após a facada. Trata-se de mais uma fake news que visa incitar manifestantes a favor do presidente.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet