Freixo diz que colocou advogados para defender Lázaro e condenar perseguição policial #boato

Boato – Marcelo Freixo declarou que já colocou uma comitiva de advogados para convencer o CNJ de que Lázaro Barbosa é uma vítima de perseguição policial.

Sempre que um caso impacta a sociedade brasileira, boatos relacionados ao assunto (ou, como no caso de hoje, politizando o assunto) não demoram para aparecer (só demoram para sumir). Hoje, vamos falar de uma declaração atribuída ao deputado federal Marcelo Freixo sobre o caso Lázaro Barbosa.

Uma imagem de Freixo está circulando com uma mensagem que aponta que ele teria colocado advogados para defender a tese de que Lázaro Barbosa foi injustiçado e que a polícia o perseguiu porque ele é negro. Leia a mensagem que circula online:

“Freixo: “Nossa comitiva de advogados já convenceu o CNJ de que Lázaro é uma vítima da perseguição policial aos negros! Ele merece tratamento humanizado!””.

Freixo disse que colocou advogados para defender Lázaro e condenar perseguição policial?

Já esperávamos que conteúdos do tipo começassem a circular na internet. Por isso mesmo que não tivemos surpresa alguma ao perceber que a história que aponta que Marcelo Freixo colocou advogados para defender Lázaro e acusar policiais que o perseguiram é falsa.

O histórico recente já nos deixou muito desconfiados. Ontem, desmentimos um boato muito similar (e, em alguns casos, compartilhado “no mesmo pacote”) sobre Guilherme Boulos. Hoje, desmentimos uma acusação similar contra Fátima Bernardes. O histórico não tão recente fez nossas desconfianças aumentarem mais ainda. O nome de Marcelo Freixo já apareceu em fake news após prisão ou morte de criminosos em algumas oportunidades (como aqui, aqui e aqui).

Com isso, resolvemos procurar pela origem da tal história. Não só ela foi tirada “do nada” como também foi desmentida pelo próprio Marcelo Freixo. Em publicação no Twitter, ele negou a declaração e negou a ação. Leia:

ATENÇÃO! As milícias digitais estão espalhando + uma fake news. Jamais coloquei advogados à disposição de Lázaro e nem estive c/ o CNJ p/ falar do caso. Meu foco é trabalhar p/ derrotar Bosonaro e tirar o Brasil e o RJ da crise que o presidente nos meteu. COMPARTILHEM A VERDADE! Alerta de fake news! Freixo não colocou advogado à disposição de Lázaro nem tratou caso no CNJ!

Resumindo: a história que aponta que Marcelo Freixo afirmou ter colocado advogados para defender Lázaro Barbosa é falsa. Não só a história surgiu “do nada” como também foi desmentida pelo próprio deputado federal (que é figura carimbada neste tipo de fake news).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet