Boulos defende Lázaro Barbosa e diz que perseguição policial é “racismo estrutural” #boato

Boato – Guilherme Boulos disse, em entrevista à Jovem Pan, que “a perseguição injusta a Lázaro é o escândalo do racismo estrutural” e que “a polícia assassina quer fazer o trabalho sujo dos fascistas bolsonaristas”.

A captura e morte de Lázaro Barbosa virou, sem dúvidas, o principal assunto do Brasil nesta segunda-feira (28 de junho de 2021). Entre imagens vilipendiosas e opiniões das mais diversas, é claro que informações falsas iriam surgir online. Uma delas fala de Guilherme Boulos, que foi candidato à Prefeitura de São Paulo em 2020.

De acordo com uma montagem que usa uma imagem de uma entrevista de Guilherme Boulos à rádio Jovem Pan, ele teria defendido Lázaro Barbosa e falado que a perseguição policial seria “racismo estrutural”. A imagem foi acompanhada de diversas mensagens contra o político. Leia algumas delas:

Versão 1: Deputado Federal PSOL (MST) Guilherme Boulos Isso é a ESQUERDA NO PAÍS QUE DEFENDE UM SERIAL KILLER, tentando classificar UM ASSASSINO FRIO como VÍTIMA DA SOCIEDADE… NÃO É! Lázaro Barboza é um SOCIOPATA QUE INVADIU CASAS, ESTUPROU E MATOU PESSOAS HONESTAS, CIDADÃOS DE BEM!!!!

Versão 2: OS ADORADORES DO MAL ATACAM NOVAMENTE CONTRA O CIDADÃO DE BEM E A FAVOR DE UM ESTUPRADOR E ASSASSINO… Devemos lembrar aos representantes e justiceiros do crime que as vítimas deste maldito também eram negras e pobres… “Se é que isto importa”…!!!

Texto na imagem: Boulos: “A perseguição injusta a Lázaro é o escândalo do racismo estrutural. Esse rapaz deve receber proteção física e psicológica. Faltou terra e assistencialismo! Senão teremos muitos Lázaros por aí! A polícia assassina quer fazer o trabalho sujo dos fascistas bolsonaristas!”

Boulos defendeu Lázaro Barbosa e disse que perseguição policial é “racismo estrutural”?

A imagem com a suposta declaração de Guilherme Boulos não demorou muito para fazer sucesso em redes sociais. Só que, assim como em tantos outros casos similares, a informação é falsa. O político não deu tal declaração.

A mensagem e o histórico de boatos já nos deixa muito desconfiados. A imagem com o texto tem características como ser alarmista e não citar qualquer fonte confiável. Além disso, é um “clássico” dos boatos informações falsas que atribuem falas que nunca existiram a políticos de esquerda após prisão ou morte de criminosos. Só para citar exemplos: já houve boatos do tipo atribuídos a Marcelo Freixo e Maria do Rosário.

Já desconfiados, resolvemos buscar pela suposta declaração de Boulos em relação ao caso. Como era de se imaginar, nada encontramos em entrevistas ou mesmo nas redes sociais do político. Por sinal, não encontramos qualquer declaração do político sobre o caso. Ou seja: a tal declaração foi tirada do fundo “do nada”.

Resumindo: a história que aponta que Guilherme Boulos deu uma declaração defendendo Lázaro Barbosa e atacando a ação policial é falsa. Ao procurar pela tal declaração, nada encontramos e esse tipo de fake news é mais do que manjada (chega a ser até esperada).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet