Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fotos mostram Jair, Eduardo e Flávio Bolsonaro junto com sargento preso com cocaína #boato

Fotos mostram Jair, Eduardo e Flávio Bolsonaro junto com sargento preso com cocaína #boato

Boato – Imagens mostram o sargento Manoel da Silva Rodrigues, preso com 39kg de cocaína na Espanha, com Flávio Bolsonaro, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e Fabrício Queiroz.

Como já falamos, o que não tem faltado nos últimos dias são comentários relacionados ao sargento da Aeronáutica preso com 39kg de cocaína em um avião da FAB na Espanha. Dentre acusações de lado a lado, informações falsas têm circulado por aí.

Já falamos das acusações de que Manoel da Silva Rodrigues seria filiado ao PSL ou PT. Agora, vamos falar novamente de supostas ligações do militar com figuras políticas. Vamos falar, ainda, de uma suposta foto de Manoel com Lula. Mas primeiro vamos tratar de um caso que envolve o “clã Bolsonaro”.

De acordo com imagens que circulam online, o sargento já foi flagrado com Jair Bolsonaro e seus filhos. Nas nossas averiguações, achamos supostas fotos do sujeito com Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro e em encontros em grupos: em um caso, com Bolsonaro durante a Marcha para Jesus. Em outro, com Flávio, Jair e Fabrício Queiroz. Leia algumas versões das histórias que circulam online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: Me tirem uma dúvida: esse é o Sargento envolvido com os 39 kg de cocaína na comitiva presidencial? E esse outro é o filho do Lula ???? Versão 2: Pessoal, de cara com essa foto. Bolsonaro e seu filho Flávio ao lado do Queiroz e do sargento Silva Rodrigues, preso pela tráfico dos 39kg de cocaína. Estamos nas mãos de quem?

Versão 3: Adivinha quem estava com o presidente miliciano na fatídica Marcha para Jesus? Ele mesmo! Sargento traficante miliciano do PSL! Veja a foto. Versão 4: Militar preso com os 3 quilos de cocaína em avião presidencial. Só coincidência

Fotos mostram Jair, Eduardo e Flávio Bolsonaro junto com sargento preso com cocaína?

As fotos somaram muitos compartilhamentos na internet. Só há um detalhe: em nenhuma das ocasiões a pessoa da imagem é o militar preso com 39kg de cocaína na Espanha. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem e o tipo de boato em si já começam a denunciar que a informação é falsa. Para começar, as mensagens têm sequer a indicação da fonte que atesta que o sujeito da imagem é o sargento preso na Espanha. Nenhum dos textos dá mais detalhes sobre o assunto, têm caráter alarmista e não são citados em fontes confiáveis (se a ligação entre Bolsonaro e o sargento fosse real, já teria virado um escândalo).

Além disso, a atribuição de imagens a pessoas erroneamente têm sido uma tônica na internet. De Marielle a Bill de Blasio, o que não falta é fake news desta categoria. Por esses motivos, ficamos ressabiados em relação à veracidade da informação e fomos checar (vocês também deveriam fazer isso).

Ao checar, descobrimos que três versões do boato já haviam sido desmentidas. A Agência Lupa e o Aos Fatos apontaram que a suposta foto de Eduardo Bolsonaro com Manoel é fruto de uma montagem em cima de uma foto publicada pelo deputado em seu Instagram. Na publicação original, quem estava na imagem era o deputado federal Guilherme Derrite.

As versões que apontavam que o sargento estava com Bolsonaro na Marcha Para Jesus e da foto do sargento com Flávio Bolsonaro também foram desmentidas. Na primeira, a pessoa da imagem era o deputado federal Sóstenes Cavalcante, que desmentiu em seu perfil oficial no Facebook. Na segunda (que mostra um PM e não um militar do Exército), a pessoa da imagem é o suplente de deputado estadual pelo Rio de Janeiro Eduardo da Silva.

A última imagem, que mostra Jair, Flávio, Fabrício Queiroz e mais dois homens também não é do sargento. Assim como nos outros casos, a resposta está “na cara”: o sujeito da imagem difere do militar preso na aparência. Há diferenças no nariz, queixo, orelhas e outras partes do rosto.

Vale dizer que a imagem dos “Bolsonaros” com o Queiroz ficou muito conhecida na mídia após a polêmica com o ex-assessor de Bolsonaro. Se a outra pessoa da imagem fosse o militar preso, já teriam (como falamos antes) fontes confiáveis falando no assunto.

Resumindo: todas as imagens que ligam, até o momento, a família Bolsonaro ao sargento Manoel da Silva Rodrigues, preso com cocaína na Espanha, são, por enquanto, falsas. Ou são imagens de outras pessoas ou montagens.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.