Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda #boato

Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda #boato

Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Incêndio em garagem dos carros presidenciais foi causado por um atentado da esquerda contra o presidente Jair Bolsonaro.

Um incêndio no anexo do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), localizado ao lado do Palácio do Planalto, em Brasília (DF), chamou a atenção dos moradores da cidade. O fogo teve início no final da tarde de sábado, dia 19 de março de 2022.

Apesar do susto, as chamas atingiram em maior proporção apenas a garagem onde ficam os carros da Presidência da República. Após serem acionados, os Bombeiros conseguiram conter as chamas em cerca de 5 minutos.

O incidente não demorou para suscitar teorias na internet. De acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o fogo registrado na garagem dos carros presidenciais seria um atentado da esquerda contra o presidente Jair Bolsonaro. Confira:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: “Carros oficiais de Bolsonaro explodiram antes de pegar fogo. Possível atentado? E as câmaras que filmam ali???;?”. Versão 2: “PORQUE A MIDIA NÃO MONSTROU O “ATENTADO ” CONTRA ESTACIONAMENTO DO GSI- PLANALTO NESSE SÁBADO COM 5 CARROS BLINDADOS DO PRESIDENTE DESTRUÍDOS? COMO ALGO TÃO SÉRIO A MIDIA NÃO DIVULGA NADA? ATENTADO…???”. Versão 3: “Os carros de segurança do Presidente Bolsonaro foram todos queimados. O Presidente Bolsonaro precisa fortalecer a segurança dele, e com urgência! Sera que foi um acidente?! Claro que não!”.

Fogo nos carros do presidente Jair Bolsonaro foi causado por atentado da esquerda?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Twitter e no Facebook. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e do próprio vídeo usado para embasar a história.

Logo ao ler a mensagem, ficamos desconfiados. Isso porque a história apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostos atentados contra Bolsonaro não são novidade  por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um homem tentou realizar um atentado contra Bolsonaro durante uma motociata, em 2022. Também a que indicava que Mourão, Maia e Toffoli estariam tramando um novo atentado contra Bolsonaro e, por fim, a que apontava que um carro-bomba que seria usado em atentado contra Bolsonaro teria sido apreendido.

Ao analisar o próprio vídeo usado como divulgação da história, toda a teoria cai por terra. Além da história surgir, literalmente, do nada e não apresentar nenhuma prova, o homem que aparece no vídeo afirma que “não se sabe de nada” até o momento. Ou seja, se trata apenas de uma acusação sem nenhum embasamento.

É claro que o caso está sendo investigado, mas os peritos já trabalham com indícios. De acordo com as investigações preliminares do Corpo de Bombeiros, a causa do incêndio teria sido um curto-circuito em uma das lâmpadas da garagem.

Se isso não bastasse, o vídeo que mostra o fogo na garagem dos carros presidenciais não prova absolutamente nada. As imagens apenas mostram o incêndio e o trabalho do Corpo dos Bombeiros.

Em resumo: a história que diz que o incêndio na garagem dos carros presidenciais seria um atentado da esquerda contra Bolsonaro é falsa! A história surgiu do nada e não há indícios de atentado. Na realidade, segundo investigações preliminares do Corpo de Bombeiros, o fogo teria sido causado por um curto-circuito em uma das lâmpadas da garagem. Entretanto, as investigações sobre o caso seguem e, até o momento, não há mais informações. Mas o que se sabe com certeza é que o vídeo usado como prova da história não prova nada. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso