Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Homem tentou realizar atentado contra Bolsonaro durante motociata em 2022 #boato

Homem tentou realizar atentado contra Bolsonaro durante motociata em 2022 #boato

Homem tentou realizar atentado contra Bolsonaro durante motociata em 2022, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Vídeo de “motociata” em São José dos Campos (interior de São Paulo) mostra o momento em que um homem tentou realizar um atentado contra o presidente Jair Bolsonaro. Ele foi preso com um objetivo perfurocortante.

Uma das maiores preocupações dos candidatos à Presidência da República em um país tão polarizado está na segurança durante a campanha eleitoral. O atentado que o então candidato Jair Bolsonaro sofreu em 2018 acendeu um alerta. Tanto que um vídeo de uma motociata está sendo alardeado em redes sociais.

Nas imagens, que podem ser vistas abaixo, o presidente está em um comboio de motos quando um homem em uma moto azul fura o bloqueio e se aproxima de Bolsonaro. Antes de chegar ao lado da moto em que está o presidente, ele é bloqueado por um segurança que estava de moto e depois agarrado por um segurança que estava a pé.

Junto ao vídeo começaram a circular teses que apontavam que a aproximação do sujeito seria mais uma tentativa de assassinato de Bolsonaro. Em algumas versões foi dito que o homem que estava na moto azul havia sido preso por portar um “objeto perfurocortante”. Leia algumas das mensagens que circulam online e assista ao vídeo:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: Novo atentado contra o Presidente Bolsonaro. O motociclista foi preso com objeto pérfuro-cortante. Versão 2: Meu Deus! Quase acontece outro atentado contra o Bolsonaro Versão 3: Durante a Motociata em SJC, uma nova tentativa de ataque contra o Presidente Bolsonaro. Havia com ele, instrumento perfurocortante. Foi preso imediatamente. A mão de Deus protegeu nosso Messias!

Versão 4: QUANDO SABEM QUE JÁ PERDERAM! DIA 04/03,durante a Motociata, houve um ataque contra o Presidente Bolsonaro. Um homem com motocicleta,invadiu o comboio de batedores,mas foi rapidamente neutralizado.Tinha um instrumento perfurocortante. Foi preso imediatamente. Se cuida PRESIDENTE!

Homem tentou realizar atentado contra Bolsonaro durante motociata em 2022?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Só que, ao contrário do que apontam os textos que circulam junto com o vídeo em questão, não se tratava de uma tentativa de ataque e tampouco o homem foi “preso após o incidente”.

O histórico de informações desencontradas que circulam junto a vídeos de eventos políticos de Bolsonaro já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Dentre denúncias da “mulher que entregou faca para Adélio” a denúncia de “enfermeiro que iria matar o presidente”, o que não falta é história falsa usando esse enredo.

Além do histórico e do próprio caráter da mensagem, uma coisa nos chama muito atenção: a ausência de notícias sobre a prisão do sujeito com o “objeto perfurocortante” (seja lá o que isso signifique). Uma tentativa de assassinato do presidente da República e uma prisão resultante disso viraria, com certeza, notícia. Porém, não há uma notícia sobre a prisão em fontes confiáveis.

Não bastasse isso, este artigo do site da Jovem Pan (que levanta bola para a segurança do presidente e cita o caso) deixa bem claro o que ocorreu: “Em princípio, especulou-se sobre “quase um atentado”. Mas foi apenas um susto. O rapaz era admirador de Bolsonaro – que ao final do trajeto o cumprimentou”.

Resumindo: a ausência de notícias falando da prisão e o relato de uma mídia “amiga” do presidente falando sobre o caso já esclarece o “mistério”. Ao contrário do que apontam mensagens por aí, o homem que quase furou o bloqueio e chegou perto do presidente não queria cometer um atentado e tampouco foi preso com o tal “objeto perfurocortante”.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: