Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Novo atentado contra Bolsonaro está sendo tramado por Mourão, Maia e Toffoli #boato

Novo atentado contra Bolsonaro está sendo tramado por Mourão, Maia e Toffoli #boato

Boato – Assessor legislativo teria escutado conversa entre general Mourão, Dias Toffoli e Rodrigo Maia sobre planejamento de novo atentado contra Bolsonaro.

A política brasileira não é para amadores. Nas últimas semanas, algumas decisões e reviravoltas têm mexido bastante com os ânimos em Brasília. O vazamento de conversas do ministro da Justiça Sérgio Moro e o pedido de demissão do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Joaquim Levy são só alguns dos últimos acontecimentos.

Mas uma história que anda circulando nas redes sociais nos últimos dias promete dar o que falar. Isso porque a história fala sobre um possível atentado (que está para acontecer em breve) contra o presidente Jair Bolsonaro.

A publicação afirma que um assessor legislativo teria escutado uma conversa entre o vice-presidente da República General Mourão, o presidente do STF Dias Toffoli e o presidente da Câmara de Deputados Rodrigo Maia planejando o ataque. De acordo com a história, o plano seria atirar na cabeça do presidente Bolsonaro. Confira (só um trecho):

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

“EXCLUSIVO!!!! Um novo atentado contra Bolsonaro, liderado por Mourão, Rodrigo Maia, e Toffoli. O atual Trigésimo Oitavo Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro tem muito costume de ficar em público seja para tirar fotos, ou abraçar pessoas. Ele ultimamente tem ficado muito exposto por várias cidades, e ruas do Brasil. Inclusive em aparições em Estádios de Futebol.  Bolsonaro também possui o hábito de conversar com as pessoas, e até distribuir autógrafos, mesmo com os seus seguranças, Jair Bolsonaro está exposto. Mas adiante neste post você irá descobrir que o Vice Presidente General Hamilton Mourão já tem alguém pronto para ser o Adélio 2. E os esquemas de 2 emissoras que já estão envolvidas nesse possível golpe de estado. Onde todos envolvidos nessa aliança do mal saem ganhando caso aconteça”.

Novo atentado contra Bolsonaro está sendo tramado por Mourão, Maia e Toffoli?

A informação, claro, viralizou nas redes sociais e deixou os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro bastante preocupados. Recém-recuperado de sua última cirurgia após o ataque com faca durante sua campanha eleitoral, em 2018, Bolsonaro, de acordo com a história, correria perigo. Mas será que a publicação realmente faz algum sentido? A resposta é não! E a explicação você confere a seguir.

Vamos lá! Para começo de história, a mensagem apresenta diversas características de boatos online: é vaga (fala em “duas semanas atrás”, mas não especifica datas), é (bem) alarmista e não cita fontes confiáveis.

Vale ressaltar que uma acusação desse tipo necessita de provas (o que, até o momento, não existe). A história até fala que a fonte de todo o caso é um assessor legislativo que teria escutado a conversa. Porém, não diz quem é. Além disso, não existe registro de que o suposto assessor teria feito uma denúncia a algum órgão competente.

Há também algo de muito estranho em toda a história. Uma informação como essa poderia ser divulgada em diversos veículos de comunicação, mas a fonte teria optado por repassá-la a um blog que não possui um alcance tão grande assim. Considerando os fatos dos últimos dias (com o vazamento das conversas de Moro), uma informação como essa, com certeza, estamparia a manchete de qualquer veículo de comunicação.

É importante destacar que histórias como essa, vez ou outra, acabam surgindo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu algumas, como o caso onde a milícia faria um atentado nas manifestações pró-Bolsonaro, no dia 26 de maio de 2019. Também a história de que o rompimento da barragem, em Brumadinho, teria sido um atentado confirmado pela Abin. E, por último, o suposto atentado que iria acontecer, em Belo Horizonte, durante as Olimpíadas de 2016.

Por fim, uma rápida pesquisa no blog que divulgou a informação mostra que a página também publica histórias, no mínimo, duvidosas e bastante alarmistas, como notícias relacionadas à “doutrinação gayzista” e “ideologia de gênero”.

Em resumo: a história que diz que um novo atentado contra Bolsonaro está sendo tramado por Mourão, Toffoli e Dias é falsa! A informação surgiu do nada, em um blog não-confiável e sem provas. Além disso, histórias como essa sempre surgem na internet, principalmente quando o nome de alguém importante está em destaque. Ou seja, até que as provas apareçam, a história não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.