Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Ferrovia do Sol é mais uma obra do presidente Bolsonaro #boato

Ferrovia do Sol é mais uma obra do presidente Bolsonaro #boato

Governo Bolsonaro cria projeto de construção de Ferrovia do Sol, de São Luís a Salvador, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a Ferrovia do Sol, que vai cruzar o Nordeste brasileiro. Obra é mais uma criada pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nos últimos dias, aqueles boatos mais do que manjados de supostas obras incríveis de Bolsonaro têm ganhado força na internet. A última das histórias que está se espalhando por aí aponta para uma suposta grande ferrovia que seria criada por ele e cruzaria o Nordeste.

Uma animação da Ferrovia do Sol está circulando junto com a legenda de que é “mais uma obra do presidente Bolsonaro” e deixam muitos fãs felizes. De acordo com o vídeo da suposta obra, ela cruzaria as principais cidades turísticas do Nordeste e poderia revolucionar o turismo na região. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

FERROVIA DO SOL Uma obra extraordinária do governo federal, unindo cidades em um único complexo…40 ANOS EM APENAS TRÊS ANOS, Quando se quer fazer se faz. ISSO É FANTÁSTICO…..O BRASIL VOLTANDO A CRESCER….Viva Bolsonaro 2022 Mais uma obra do presidente Bolsonaro! Chupa essa manga!

Ferrovia do Sol é mais uma obra do presidente Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não faltaram pessoas compartilhando a tal mensagem. Só que, além de a obra não ter sido colocada em prática e não ser de Bolsonaro, trata-se de um boato desmentido por aqui em 2020. Como o que escrevemos outrora vale para hoje, relembre o que foi dito.

Uma rápida leitura no conteúdo das publicações mostra que os textos seguem aquele velho roteiro de fake news na internet. Eles são vagos, alarmistas (se falando, inclusive, em eleições), possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, obras incríveis, falsamente atribuídas ao governo Bolsonaro, não são novidade na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o governo Bolsonaro teria construído a ponte estaiada de Ilhéus (BA). Também a que dizia que Bolsonaro teria construído a maior ponte ferroviária da América Latina em apenas 11 meses e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria como Bolsonaro iria construir a ponte do Xingu.

Ao buscar pela origem do vídeo e pela ideia em si, descobrimos que nem o projeto é do governo Bolsonaro e muito menos de um projeto que saiu do papel. O primeiro registro que temos do assunto é de 2013, quando o blog Viaje de Trem publicou um texto, onde traçava uma linha imaginária ligando as principais capitais do nordeste. O texto denominado como “Trilhos imaginários do Brasil – Ferrovia do Sol” fez sucesso entre os internautas. No dia 10 de setembro de 2013, 80 dias depois, a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) anunciaram a assinatura de um termo de cooperação para estudar a viabilidade da construção de uma rede de transporte ferroviário regular de passageiros no Nordeste. O projeto foi batizado de Trem do Sol.

A ideia do projeto surgiu em um cenário muito específico. Na época, havia uma especulação sobre a construção de uma rede ferroviária que ligaria a cidade do Rio de Janeiro (RJ) a cidade de Campinas (SP). Entretanto, conforme o tempo foi passando, o projeto da malha ferroviária do Sudeste não saiu do papel. Já o projeto Trem do Sol avançou (a passos muito pequenos). A última atualização sobre o possível empreendimento ocorreu em 2017. Na oportunidade, Sudene e ANTT anunciaram o início dos estudos sobre a viabilidade do projeto. Não encontramos nenhuma atualização sobre o projeto no governo Bolsonaro.

Acontece que, no dia 25 de setembro de 2020, o senador Roberto Rocha (PSDB/MA) publicou um vídeo sobre a chamada Ferrovia do Sol em seu canal no YouTube. Na publicação, o político deixou claro que o projeto “Ferrovia do Sol” é de sua autoria e, ao que tudo indica, ainda é apenas um projeto. Como é possível ver, o vídeo que circula nas publicações é exatamente o mesmo compartilhado pelo senador. Em alguns posts, o nome do senador Roberto Rocha (que aparece no canto superior direito do vídeo) é encoberto por uma bandeira do Brasil.

Até o momento, não existe nenhuma assinatura do governo Bolsonaro autorizando a construção do projeto. Também não existem informações se o projeto, de fato, vai sair do papel. E dado ao histórico de promessas não realizadas sobre a construção de linhas ferroviárias no Brasil (como o trem Rio-Campinas), é sempre bom permanecer com um pé atrás.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o presidente Jair Bolsonaro criou a chamada Ferrovia do Sol que cruza o Nordeste. O vídeo que circula é de uma animação de um senador do Maranhão e não existe nenhuma obra do governo inicial relacionada a ela.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: