Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro constrói a maior ponte ferroviária da América Latina em 11 meses #boato

Bolsonaro constrói a maior ponte ferroviária da América Latina em 11 meses #boato

Bolsonaro constrói a maior ponte ferroviária da América Latina em 11 meses, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra a ponte sobre o rio São Francisco, a maior ponte ferroviária da América Latina. Ela foi construída em 11 meses pelo governo de Jair Bolsonaro.

Com o primeiro de ano de governo quase acabando, o que não tem faltado são balanços sobre o que Bolsonaro fez nos seus primeiros 12 meses. Porém, nem todos os feitos contabilizados pelos simpatizantes do presidente são reais. E hoje vamos falar de mais um deles.

De acordo com uma mensagem que circula na internet, a maior ponte ferroviária da América Latina foi construída em apenas 11 meses de governo. “A maior ponte ferroviária da América Latina construída em apenas 11 meses do governo Bolsonaro. Isso a mídia não mostra. Vamos divulgar”, diz a mensagem. O vídeo que acompanha a mensagem é um anúncio da Valec sobre a construção da ponte ferroviária sobre o Rio São Francisco. Assista:

Bolsonaro construiu a maior ponte ferroviária da América Latina em 11 meses?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

A mensagem se espalhou por aí e deixou muita gente impressionada com a eficiência do atual mandatário do país. Mas será mesmo que Bolsonaro construiu a maior ponte de América Latina em apenas 11 meses? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem já nos deixou desconfiados. Isso porque ela tem algumas das principais características de boatos na internet como ser alarmista, ter erros de português e ter pedido de compartilhamento.

Além disso, o que não tem faltado neste ano é feito falsamente atribuído ao governo de Bolsonaro. Já desmentimos, por exemplo, histórias que falavam sobre um ultrassom trazido por Bolsonaro para o Brasil, poços artesianos construídos no Nordeste e até energia elétrica levada para o pantanal. Em todos os casos, tratavam-se de vídeos antigos.

No caso de hoje, também se trata de um vídeo antigo. Ao buscarmos pelas imagens, achamos uma publicação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas de julho deste ano. Via Twitter, ele disse o seguinte:

A maior ponte ferroviária da América Latina já está concluída e fica na Bahia. Faz parte da Ferrovia Oeste-Leste (FIOL) e atravessa o Rio São Francisco entre Serra do Ramalho e Bom Jesus da Lapa. Já preparamos a concessão do trecho Ilhéus-Caetité para o primeiro semestre de 2020

Com esse post, já conseguimos descobrir que a obra não foi feita em 11 meses. Isso nos dá duas alternativas: ou a obra foi feita em sete meses (o que seria um feito mais incrível ainda do governo) ou ela já estava sendo feita antes governo Bolsonaro. Mais algumas buscas e descobrimos que a segunda alternativa é a correta.

Descobrimos que as imagens utilizadas no anúncio do ministro foram retiradas do canal do YouTube da Valec. A partir daí fomos buscar mais informações sobre a obra. Já sabemos a data de conclusão (julho de 2019). Mas o início dela foi, de acordo com essa publicação da Valec, em dezembro de 2014. Ou seja: a construção em cerca de quatro anos e oito meses.

Resumindo: a história que aponta o presidente Jair Bolsonaro construiu a maior ponte ferroviária da América Latina em 11 meses é falsa. A obra foi, de fato, concluída no seu governo, mas o início dela foi em 2014.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2t9xJ2g