Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fernando Gabeira diz que Bolsonaro pode ser limitado, mas é um patriota #boato

Fernando Gabeira diz que Bolsonaro pode ser limitado, mas é um patriota #boato

Boato – Escritor e político Fernando Gabeira defende Bolsonaro e afirma que o candidato é, apesar de limitado, um patriota.

Enquanto vivemos, dia após dia, uma polarização política sem precedentes onde pessoas se odeiam, brigam, e até são agredidas nas ruas por terem opiniões e ideologias diferentes, algumas coisas seguem as mesmas como, por exemplo, a garoa em São Paulo, o calor no Nordeste, os memes e os boatos na internet.

Claro que há muito mais coisas que continuam, mas o ponto aqui é realmente destacar que não importa o quão complicado o cenário atual esteja, seguimos tendo que desmentir histórias falsas. Entre elas, aquelas clássicas falas de apoio ou de condenação a candidatos ditas por celebridades/pessoas famosas.

No momento, por exemplo, estão compartilhando no Facebook que o jornalista Fernando Gabeira disse algumas palavras sobre Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República. Segundo a imagem compartilhada com aspas do escritor e político, Gabeira teria dito que Bolsonaro não é um monstro e que, apesar de “limitado”, é um patriota.

O post com mais de 65 mil compartilhamentos diz o seguinte: “A lucidez de GABEIRA é um DOM! Grande Homem público”. E essa é a suposta aspa do autor: “Como político, convivi com Bolsonaro por 16 anos. Nunca foi um monstro, ao contrário, pode ser limitado mas é de fato um patriota”.

Fernando Gabeira disse que Bolsonaro é um patriota, apesar de limitado?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Apesar do estrondoso sucesso da postagem, essa história de que Fernando Gabeira chamou Bolsonaro de patriota é mentira. O político de fato escreveu recentemente sobre o candidato à Presidência, mas não falou isso. Vamos entender melhor.

De cara, já ficamos desconfiados visto que as citações falsas de celebridades comentando, apoiando ou criticando os candidatos à presidência do Brasil são muito recorrentes. Aqui no site temos desmentido diversos casos, como a suposta mensagem gravada por Luana Piovani em favor de Bolsonaro, ou o pedido de Cabo Daciolo aos evangélicos para que apoiem Bolsonaro, ou ainda que o próprio Exército disse que se confirmadas fraudes nas urnas, as eleições serão anuladas.

Com a suspeita de se tratar de mais uma fake news, fomos procurar pelos textos recentes de Fernando Gabeira, essa foi nossa lição de casa. Gabeira é colunista do O Globo, e por lá não encontramos nenhuma frase que se assemelhasse a esta que estão compartilhando como sendo dele.

Em sua coluna publicada em 08 de outubro, um dia depois da definição do 1º turno das eleições, Gabeira mencionou um pouco de convívio com Jair Bolsonaro quando estiveram juntos no Congresso e em comissões. O autor de fato ressalta o que ele considera qualidades do candidato e igualmente menciona o que ele vê como defeitos e limitações.

Também procuramos nas redes sociais do autor, e nada encontramos. O que é bastante estranho, pois se Gabeira tivesse dito algo assim, as redes sociais seriam um excelente canal de divulgação.

Para fechar, ao Extra (por meio do projeto Fato ou Fake), Gabeira esclareceu que a frase atribuída a ele não é verdadeira. “Esta frase não foi dita nem escrita por mim. Minhas observações sobre Bolsonaro são as que publiquei nos artigos do Globo. Não existe esse trecho neles”, apontou.

Resumindo, é mentira que Fernando Gabeira disse que Bolsonaro é um patriota, apesar de limitado (até nem foi tão elogioso o comentário, mas beleza). O próprio Gabeira esclareceu que não falou isso e em seus textos em que comenta sobre Bolsonaro não há nenhuma fala como esta. Portanto, é #boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164