Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército diz que eleição será anulada e será em papel se fraude nas urnas for confirmada #boato

Exército diz que eleição será anulada e será em papel se fraude nas urnas for confirmada #boato

Boato – Exército afirma que, se fraude nas urnas for confirmada, primeiro turno das eleições 2018 será anulado. No lugar, haverá votação feita em papel.

Na volta às urnas, no dia 28 de outubro, os eleitores decidirão quem será o presidente do Brasil pelos próximos quatro anos. Mesmo com outra votação à vista, tem gente ainda falando que a que já passou pode ser anulada. O motivo? As urnas eletrônicas.

De acordo com uma mensagem que circula online, o Exército brasileiro se pronunciou sobre denúncias de fraude nas urnas eletrônicas no Brasil (grifo nosso: denúncias nem de longe comprovadas). De acordo com a mensagem, o Exército, em um pronunciamento oficial, afirmou que a eleição será anulada e será em papel se a fraude nas urnas for confirmada.

A “bomba” foi solta com uma mensagem curta no Facebook: “EXÉRCITO ACABA DE PRONUNCIAR: SE FOR CONFIRMADO FRAUDES NAS URNAS, ANULAREMOS AS ELEIÇÕES E FAREMOS OUTRA NO PAPEL”.

Exército diz que eleição será anulada e será em papel se fraude nas urnas for confirmada?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Aqui, no Boatos.org, já é de praxe: em todo ano eleitoral ressurge, como fênix das cinzas, histórias envolvendo fraudes em urnas eletrônicas. Pois bem. Esta história, assim como as anteriores, não passa de boato. Entenda os porquês.

O primeiro indício que nos leva a desconfiar da história está na mensagem, que carrega as características clássicas de boatos: cheia de informações vagas, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Como você pode imaginar, ao buscar informações sobre o assunto, não encontramos nada além de replicações do conteúdo em páginas de origem duvidosa. É improvável que uma questão tão séria não tenha sido pautada na mídia.

E mais, quando analisamos a notícia, chegamos a três impedimentos à ação. Primeiro, a informação causaria conflitos entre o Exército e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Segundo, se o Exército seguisse com uma investigação, colocaria em cheque a legitimidade do processo eleitoral. Por fim, demandaria muito esforço, tempo e recursos, o que não é viável, já que o segundo turno acontece nos próximos 20 dias.

Para além disso, o próprio Exército já se pronunciou sobre o caso e explicou qual o papel das Forças Armadas no processo eleitoral brasileiro. Na época em que surgiram os primeiros boatos sobre o assunto, o comandante do Exército Brasileiro, general Villas Boas, compartilhou uma nota de esclarecimento em sua conta no Twitter. Confira na íntegra:

O Exército Brasileiro tem as suas missões definidas no artigo 142 da Constituição Federal e na Lei Complementar Nº 97, de 9 de junho de 1999, alterada pelas Leis Complementares Nº 117, de 2 de setembro de 2004, e Nº 136, de 25 de agosto de 2010.

O Exército Brasileiro vem participando, historicamente, a pedido da Justiça Eleitoral, da segurança física dos locais de votação e apuração (GVA).

A missão das tropas designadas para essas operações é garantir o democrático exercício do voto, com a normalidade necessária, e a posterior apuração, onde o processo eleitoral exija reforço na segurança pública.

Nesse contexto, cumpre destacar que o Exército não recebeu solicitações para realizar verificação, avaliação ou auditoria técnica do funcionamento e segurança dos equipamentos eletrônicos de apuração. Não cabe à Instituição o papel de “validadora da inviolabilidade das Urnas Eletrônicas”.

Resumindo: o Exército nunca disse que a eleição será anulada e será em papel se fraude nas urnas for confirmada. Mais uma vez, a história não passa de alarmismo e desinformação. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.