Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fernando Brondi é um petista infiltrado nas manifestações e fez um vídeo dizendo que levou um tiro #boato

Fernando Brondi é um petista infiltrado nas manifestações e fez um vídeo dizendo que levou um tiro #boato

Fernando Brondi é um petista infiltrado nas manifestações e fez um vídeo dizendo que levou um tiro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fernando Brondi convocou atos golpistas, em Brasília (DF), mas é comunista infiltrado que apoia o presidente Lula

A invasão de golpistas ao Palácio do Planalto, ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso Nacional causaram tensão ao redor do mundo. No dia 8 de janeiro de 2023, apoiadores radicais do ex-presidente Jair Bolsonaro protagonizaram ações terroristas em Brasília (DF).

Após depredarem os três prédios, os vândalos foram detidos e encaminhados para a Academia Nacional da Polícia Federal. No local, centenas de presos estão prestando depoimento e sendo identificados e encaminhados para presídios.

E desde então, os golpistas radicais seguem com uma narrativa de que não teriam depredado os prédios e a ação violenta teria partido de pessoas infiltradas. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Fernando Brondi, dono da agência Vaca Amarela, seria um petista que se infiltrou nas manifestações golpistas. Segundo a publicação, Fernando teria gravado um vídeo dizendo que levou um tiro no meio dos atos golpistas. Ainda segundo a publicação, o homem teria gravado um stories com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Araraquara (SP), e teria ajudado a convocar os atos golpistas. Confira:

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Versão 1: “FERNANDO HENRIQUE BRONDI * Fez um teatro convocando os Patriotas e, no fim, é animalzinho de estimação de LADRÃO”. Versão 2: “Fernando Brondi, dono da agencia Vaca Amárela, Fez um video falando que foi baleado. Mentiroso, infiltrado, comunista”.

Fernando Brondi é um petista infiltrado nas manifestações e fez um vídeo dizendo que levou um tiro?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Twitter e agitou grupos bolsonaristas. Apesar disso, a história não é bem assim. A explicação fica por conta das diferenças físicas dos dois homens e de alguns outros detalhes.

A mensagem possui caráter vago, extremamente alarmista e não cita fontes confiáveis. De praxe, uma prática recorrente em fake news na internet. Além disso, não existem notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Se isso não bastasse, histórias falsas com acusações de pessoas infiltradas nos atos terroristas, em Brasília (DF), estão pipocando na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que homem preso pela Força Nacional era petista infiltrado em manifestação. Também a que indicava que esquerdista infiltrado com bandeira do PT teria sido flagrado em manifestação em Brasília e, por fim, a que apontava que um vídeo mostraria Hugo do MST infiltrado nas manifestações, em Brasília (DF).

Ao analisar a história, logo de cara é possível perceber que os dois homens são diferentes. O homem que aparece no vídeo, inclusive, tem um sotaque bastante sulista (que fica evidente pelo “leitE quentE”). E apesar da acusação de que teria levado “3 tiros de pistola”, não há nada oficial sobre os tiros. Em outro vídeo, é possível ver que o homem só começa a gritar de dor depois que a câmera foca nele no chão.

Além disso, o homem que aparece no vídeo não é Fernando Brondi. O sujeito citado é morador de Araraquara (SP) e estava presente na visita do presidente Lula à cidade. É importante ressaltar que a visita feita por Lula ocorreu no domingo, dia 8 de janeiro de 2023. Dessa forma, é impossível, por questões lógicas, que Fernando Brondi estivesse nos atos golpistas, em Brasília (DF).

Em resumo: a história que diz que Fernando Brondi seria um petista infiltrado nas manifestações golpistas e teria gravado um vídeo dizendo que levou um tiro é falsa! Logo de cara é possível ver que não se trata da mesma pessoa. Além das características físicas diferentes, o sotaque do homem do vídeo parece ser sulista. Se isso não bastasse, Fernando Brondi gravou stories durante a visita do presidente Lula, em Araraquara (SP). Lula visitou a cidade no domingo, dia 8 de janeiro de 2023, mesma data dos atos golpistas. Dessa forma, seria impossível Fernando Brondi estar em Brasília (DF). Ou seja, a história não passa de balela (e chororô de quem não consegue sequer fazer uma autocrítica)!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso