Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Esquerdista infiltrado com a bandeira do PT é flagrado durante manifestação em Brasília #boato

Esquerdista infiltrado com a bandeira do PT é flagrado durante manifestação em Brasília #boato

Esquerdista infiltrado com a bandeira do PT é flagrado durante manifestação em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que um manifestante infiltrado balança a bandeira do PT na Esplanada dos Ministérios em Brasília. É a prova de que o ato foi feito por infiltrados.

Os atos depredatórios realizados por vândalos em meio a uma manifestação em Brasília que pedia uma intervenção militar (algo que é inconstitucional e ilegal) ainda está deixando muitas pessoas estarrecidas. Entre bolsonaristas e “patriotas”, está cada vez mais difícil defender as ações. Porém, tem gente que ainda tenta.

Uma destas tentativas está em um vídeo no qual uma pessoa está próxima a uma parte do Congresso Nacional que foi vandalizada. Ela segura uma bandeira vermelha com a estrela do PT. Isso bastou para surgir a tese de que a pessoa era um petista infiltrado nas manifestações. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Olha aí uma bandeira do PT no meio da confusão Versão 2: Infiltrado com a bandeira do PT Versão 3: Observa o infiltrado quebrando a janela… atras dele tem comparsa carregando bandeira do PT Versão 4: Olhem um infiltrado com a bandeira vermelha do PT na mão Versão 5: OLHA O PT INFILTRADO NA MANIFESTAÇÃO, QUEBRANDO TUDO, P/ COLOCAR A CULPA NOS PATRIOTAS, TUDO ARMADO!!!

Esquerdista infiltrado com a bandeira do PT é flagrado durante manifestação em Brasília?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Como era de se imaginar, o vídeo não demorou a ser espalhado entre redes sociais de bolsonaristas e, principalmente, entre grupos de mensagens de pessoas que apoiam as manifestações. Porém, é falsa a informação que aponta que pessoa com a bandeira do PT é um esquerdista infiltrado.

As mensagens e um exercício de lógica começam a entregar a farsa. Assim como uma “boa fake news”, os textos que acompanham os vídeos são vagos, alarmistas e não citam qualquer fonte confiável que comprove que o sujeito é mesmo um “esquerdista”.

Ao analisar a questão de uma forma lógica, logo nos deparamos com um paradoxo. A bandeira em questão é gigantesca (inclusive tem um mastro também) e chamativa. Como que o sujeito em questão iria carregar a bandeira durante toda a Esplanada dos Ministérios de forma despercebida? A resposta é simples: ele não carregou e não é um “infiltrado”.

Na realidade, a bandeira em questão foi retirada da sede da liderança do PT na Câmara, que fica na área próxima de onde o sujeito está. Antes da versão “infiltrado” se espalhar na internet, a mídia apontou que a bandeira em questão foi roubada para ser vandalizada. Veja este vídeo do Metrópoles:

Em vídeos gravados e publicados por parlamentares do partido, é possível ver uma depredação total do local. Ou seja: de fato o local foi vandalizado e uma bandeira retirada de lá (e não foi por um “petista infiltrado”).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a pessoa que estava com a bandeira do PT na mão era um esquerdista infiltrado para vandalizar os atos a favor de Bolsonaro. A bandeira não era do homem em questão e ele não era um petista.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso