Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Alexandre de Moraes teve pedido de habeas corpus negado pelo STM #boato

Alexandre de Moraes teve pedido de habeas corpus negado pelo STM #boato

Alexandre de Moraes teve pedido de habeas corpus negado pelo STM, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Alexandre de Moraes entrou com um pedido de habeas corpus do no STM. O pedido foi negado e ele pode ser preso a qualquer momento.

Uma das estratégias de quem cria narrativas falsas é tentar responder um desmentido com outra notícia falsa. Depois que falamos ontem que Alexandre de Moraes não pode ser preso pelo STM (o principal motivo é que o Superior Tribunal Militar não tem competência para julgar ministros do STF ou outros civis), começou a circular um desdobramento do causo.

Agora, estão falando que, por medo de ser preso, Alexandre de Moraes entrou com um pedido de habeas corpus no STM. O texto que está circulando também aponta que o pedido foi negado e que, agora, ele pode ser preso a qualquer momento. Leia alguns dos textos que circulam online:

Versão 1: URGENTE  A Justiça Militar nega HABEAS corpus a Alexandre de Moraes . Versão 2: “Alexandre de Moraes teve o Habeas Corpus NEGADO pelo STM… Ele pode e deve ser preso!” Bom dia Brasil!!! Versão 3: Querem uma excelente notícia !!! Alexandre de Moraes tem Habeas-corpus NEGADO na justiça militar e poderá ser preso a qualquer momento… O IMPÉRIO CORRUPTO VAI COMEÇAR A DESMORONAR… VEJAM… Versão 3:E o Xandão entrou com pedido de Habeas Corpus no STM. Tá mesmo com medo de ser preso. Tá o n°. do processo no STM para quem quiser consultar. Cadeia nele

Alexandre de Moraes teve pedido de habeas corpus negado pelo STM?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Junto com vídeos, áudios e imagens, a história circulou com todas as forças entre perfis e grupos de “patriotas” na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que Alexandre de Moraes teve um pedido de habeas corpus negado no STM.

As mensagens seguem um roteiro clássico das fake news na internet. São alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprove a tal informação. Ao buscar pelo assunto, nada encontramos sobre o tal pedido de habeas corpus por parte de Alexandre de Moraes.

Ao contrário, esta matéria aponta que Alexandre de Moraes “não deu a mínima” para o pedido porque ele é inconstitucional (como apontamos, o STM não pode o julgar) e, de acordo com a matéria, não passa de uma tentativa do autor do pedido em buscar holofotes.

Vale apontar que nem tem muita lógica alguém fazer um pedido de habeas corpus para um tribunal que sequer pode ser julgado. Ao procurar pelo tal habeas corpus no sistema do STM não encontramos nada que teve o ministro do STF como requerente. Tem um pedido de habeas corpus recente, mas o requerente é a mesma pessoa que fez o pedido de prisão contra o ministro do STF.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ministro Alexandre de Moraes teve um pedido de habeas corpus negado no STM e que pode ser preso a qualquer momento. Nem ele pode ser preso pelo STM (assim como nenhum civil pode ser julgado pelo tribunal em questão) tampouco entrou com o pedido em questão.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso