Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Facção do Rio Grande do Norte corta cabeças em presídio por causa de acordo com Lula #boato

Facção do Rio Grande do Norte corta cabeças em presídio por causa de acordo com Lula #boato

Facção do Rio Grande do Norte corta cabeças em presídio por causa de acordo com Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra facção do Rio Grande do Norte cortando cabeça de presos em penitenciária. Imagens são de 2023 e isso acontece por causa de acordo não cumprido com Lula.

A situação no Rio Grande do Norte, apesar de ter passado do pico, ainda continua tensa. Neste sentido, o governo federal está sendo obrigado a enviar um reforço de segurança para o estado. No meio deste quadro, um vídeo está circulando junto com uma mensagem de viés político.

As imagens (que, obviamente, não serão exibidas aqui) mostra detentos decapitados caídos no pátio de um presídio e outros homens comemorando com faixas. Junto ao vídeo, é dito que a situação é de 2023 e ilustra a revolta de facções do Rio Grande do Norte com Lula e Fátima Bezerra por contra de “acordo”. Leia as mensagens:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Situação no Rio Grande do Norte continua tensa. As facções cobram da governadora petistas, Fátima Bezerra os acordos feitos na época da eleição para apoiar ela e o Lula. Como não cumpriu, o resultado é esse. Mais pessoas vão morrer e mais ônibus serão incendiados. Fazer acordos com o diabo, o resultado é esse. Faz o “L”.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: ESTÃO DECEPANDO CABEÇAS NO PRESÍDIO: Situação no Rio Grande do Norte continua tensa. As facções cobram da governadora petistas, Fátima Bezerra os acordos feitos na época da eleição para apoiar ela e o Lula. Como não cumpriu, o resultado é esse. Mais pessoas vão morrer e mais ônibus serão incendiados. Fazer acordos com o diabo, o resultado é esse. Faz o “L”.

Facção do Rio Grande do Norte corta cabeças em presídio por causa de acordo com Lula?

Os vídeos bizarros se espalharam com todas as forças na internet, principalmente, por conta das mensagens políticas que o acompanham. Porém, as imagens em questão não são de 2023, não foram gravadas no Rio Grande do Norte e também não provam qualquer acordo entre facções e o governo Lula.

A mensagem, por si só, já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são vagos, alarmista, têm erros de português e não citam qualquer fonte confiável que comprove o que está na mensagem.

Além disso, não é de hoje que vídeos com legendas erradas são utilizados politicamente. Já desmentimos no Boatos.org, por exemplo, um vídeo que mostraria presidiários comemorando a vitória de Lula nas eleições, um vídeo que mostraria Fernandinho Beira-Mar sendo transferido de um presídio e um fake que mostraria um balão com a foto de Lula caindo em um presídio.

Ao analisar o vídeo (infelizmente, tivemos que o assistir com atenção), descobrimos que um dos cartazes apontava para a facção FDN (Família do Norte). Foi a partir daí que descobrimos a farsa.

Para começar, a facção que está por trás dos protestos no Rio Grande do Norte é o “Sindicato do Crime”. A Família do Norte atua, na realidade, em presídios (como o nome sugere) da região Norte do Brasil.

A partir daí, buscamos com episódios similares ao que mostra o vídeo e descobrimos que a chacina em questão se deu em 2017. Na ocasião, 56 detentos foram mortos no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), em Manaus. Para “demonstrar poder”, os vídeos em questão foram feitos e distribuídos (como mostra esta matéria do Estadão).

Resumindo: os vídeos em questão não têm qualquer relação com a situação do Rio Grande do Norte em 2023 e tampouco provam um “esquema” entre o governo Lula e a facção criminosa do estado. O vídeo é de 2017 e foi gravado no Amazonas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso