Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Rio após pedido para Flavio Dino e Lula #boato

Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Rio após pedido para Flavio Dino e Lula #boato

Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Rio após pedido para Flavio Dino e Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra que Fernandinho Beira-Mar foi transferido do presídio de Mossoró para o Rio de Janeiro. Pedido foi feito por gerentes do tráfico para Flavio Dino e Lula.

O Rio Grande do Norte vive dias de tensão por conta da ação de uma facção criminosa local. O governo federal enviou reforço para o estado e está tentando, em conjunto com a polícia local, controlar a situação. Em meio a isso, um vídeo apareceu na internet.

Nas imagens, um presidiário é transferido pela Polícia Penal Federal em um aeroporto com forte esquema de segurança. Junto ao vídeo, é dito que o homem é Fernandinho Beira-Mar. Também é dito que ele estava sendo transferido do presídio de Mossoró para o Rio de Janeiro.

A coisa não para por aí: as mensagens também apontam que tudo foi um pedido de “gerentes do tráfico para o ministro da Justiça e Segurança Pública Flavio Dino” e que fazia parte de uma estratégia de apoio de Lula à criminalidade. Confira o texto que circula online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: AEROPORTO DE ARACATI VIVEU DIA DE TENSÃO! NO MAIS ABSOLUTO SIGILO, FERNANDINHO BEIRA-MAR FOI TRANSFERIDO DO PRESÍDIO FEDERAL DE MOSSORÓ. Fernandinho Beira-mar é um dos suspeitos de ordenar aos ataques ao estado do RN. A visita de Dino aos gerentes do tráfico no Rio Já surtiram efeitos. Lula e Dino atenderam a um pedido pessoal de Beira Mar e o mesmo já foi transferido para uma penitenciária do Rio em local ainda não divulgado. Lula mais uma vez mostrando que está em total apoio e alinhado com a criminalidade.

Versão 2:É isso mesmo produção? Fernandinho beira-mar sendo transferido? Diálogos cabulosos parecem estar acontecendo….. Afinal visitar comunidades dominadas pelo CV é especialidade do governo lula Versão 3:URGENTE: Sem confirmação oficial. Fernandinho Beira-Mar foi transferido no mais absoluto silêncio da Penitenciária de Mossoró. O destino? Ainda não foi divulgado, mas dizem que pode estar voltando para o Rio de Janeiro!

Fernandinho Beira-Mar é transferido de Mossoró para Rio após pedido para Flavio Dino e Lula?

O vídeo e, principalmente, a mensagem em questão não demoraram a se espalhar na internet. Porém, não é verdade que Fernandinho Beira-Mar foi transferido de Mossoró para o Rio de Janeiro. Muito menos por ordem de Flavio Dino ou Lula.

A mensagem já tem diversas contradições que enfraquecem a tese (além de ter características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis). Uma delas é a que aponta que Fernandinho Beira-Mar é um dos suspeitos por ordenar os ataques no Rio Grande do Norte.

Na realidade, os ataques foram ordenados por uma facção criminosa local chamada Sindicato do Crime. Fernandinho Beira-Mar (que foi um dos principais membros do Comando Vermelho) não faz parte da organização criminosa.

Segundo ponto: Fernandinho Beira-Mar não pode ser transferido de Mossoró para o Rio de Janeiro por dois motivos. 1) Ele pode ficar apenas em presídios federais de segurança máxima e no Rio de Janeiro não há nenhum nestas características. 2) Ele não está preso em Mossoró. Fernandinho Beira-Mar está preso no Mato Grosso do Sul.

Terceiro ponto: é falso que Flavio Dino foi se encontrar com “gerentes do tráfico” no Rio de Janeiro. O próprio ministro divulgou imagens da reunião que teve no Complexo da Maré (que não tinha traficantes) e criticou a tentativa de se “criminalizar favelas”.

Para além disso, há o vídeo. Ao buscar o conteúdo original, por meio da marca d’água do TikTok, chegamos ao perfil Policia Penal Federal. Chegamos também à página do Instagram de mesmo nome. Não demorou para descobrimos que as transferências em questão são de líderes dos ataques no Rio Grande do Norte. E Fernandinho Beira-Mar não está entre eles. Confira o vídeo:

@policiapenalfederal♬ som original – Spfbrasil

Resumindo: é falso que Fernandinho Beira-Mar foi transferido do presídio de Mossoró para o Rio de Janeiro a pedido de Flavio Dino e Lula. O vídeo é de outro detento e não há qualquer lógica na mensagem em questão.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso