Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Balão com foto de Lula cai dentro de um presídio, mostra imagem #boato

Balão com foto de Lula cai dentro de um presídio, mostra imagem #boato

Imagem mostra que balão com foto de Lula caiu dentro de um presídio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra o momento em que um balão com uma foto do ex-presidente Lula cai no pátio de um presídio.

Quem acompanha os debates políticos no Brasil sabe que não são poucas as pessoas que estão pensando em 2022. Isso já começa a ser refletido em boatos relacionados a possíveis candidatos. E hoje vamos falar sobre mais uma das histórias, que cita o ex-presidente Lula.

De acordo com uma foto que está circulando em redes sociais, um balão com a imagem do ex-presidente caiu dentro de um presídio. Junto com a foto, há um relato de que o balão havia sido solto para “comemorar” a vitória de Lula no STF e comentários de que a “prisão é o destino de Lula”. Leia:

Versão 1: Balão com foto de Lula, para comemorar o STF, cai num presídio. Não adianta, a prisão é o destino natural de Lula. Nem de balão escapa… Versão 2: Coincidência: balão gigante com foto de Lula cai dentro de presídio. Uma cena inusitada roda nas redes sociais, aparentemente um balão feito com a caricatura do ex-presidente Lula para comemorar a vitória do petista no STF caiu em um presídio, no lugar que traz traumas ao ex-presidente que passou 580 dias preso e foi solto por erro técnico no processo que voltou a estaca zero.

Imagem mostra que balão com foto de Lula caiu dentro de um presídio?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltaram foram compartilhamentos relacionados à tal imagem (até de gente proeminente). Porém, não é verdade que um balão com a foto do ex-presidente que caiu dentro de um presídio. Na verdade, tudo não passa de uma montagem.

As características da mensagem e o histórico de boatos dessa natureza já nos deixaram um tanto quanto desconfiados. O texto tem características de boatos online como ser vago (não diz sequer qual seria o presídio), alarmista (visa incitar a polarização política) e não cita nenhuma fonte confiável que comprove o “causo”.

Além disso, fotos e vídeos fantasiando situações com o ex-presidente não são novas na internet. Recentemente, desmentimos que o ex-presidente teria aparecido bêbado em um vídeo, flagrado em um bar durante a pandemia, expulso de uma feira em Brasília e tantas outras histórias.

Ao buscar por notícias sobre o balão de Lula no presídio, nada encontramos em fontes confiáveis. Não seria uma notícia lá tão importante, mas o fator “curiosidade” a faria sair na mídia. E, ao buscar pela imagem, descobrimos a farsa.

Ao buscar pela origem da imagem no serviço TinEye, chegamos a uma foto do presídio de Lavínia (SP) publicada no site Blasting News em 2018. A imagem ilustrava uma notícia que falava da morte de um detento (conteúdo que já foi deletado). Na imagem original, não havia qualquer balão “de Lula”.

Mais uma busca e descobrimos um artigo de checagem do site Aos Fatos. No conteúdo, é dito que a imagem do presídio de Lavínia circulava desde 2017 e foi utilizada em uma matéria da TV TEM (afiliada da Globo). O site de checagem também apontou que a Secretaria de Administração Penitenciária de São Paulo não relatou qualquer ocorrência do tipo.

Resumindo: a história que aponta que um balão com uma foto do ex-presidente Lula caiu dentro de um presídio é falsa. A imagem é uma montagem e não há qualquer relato em fonte confiável que mostre que o inusitado episódio tenha ocorrido.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy
Marcações: