Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército está no Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro) para iniciar intervenção militar #boato

Exército está no Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro) para iniciar intervenção militar #boato

Exército está no Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro) para iniciar intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Agora vai! Vídeo mostra que o Exército está no Recreio dos Bandeirantes para iniciar a intervenção militar com Bolsonaro no poder no Brasil.

Estamos falando há alguns dias que o que não tem faltado na internet é gente procurando fio de cabelo em ovo. A prova disso está na quantidade de vídeos do Exército pelo Brasil com a descrição de que significaria a intervenção militar no país.

A mais nova história aponta que um vídeo do Exército na praia do Recreio dos Bandeirantes (no Rio de Janeiro) seria a prova de que a intervenção militar já teria se iniciado no Brasil. Leia algumas das mensagens que acompanham as imagens (que não serão exibidas aqui):

Versão 1: Nunca diga que é impossível algo acontecer. Esta acontecendo.  Exército montou acampamento na orla do Recreio/RJ na altura do Posto 12. Sera que o TSE vai entregar o código fonte? #OLadraoNaoVaiSubirARampa Versão 2: Urgente agora no RJ Na praia do Recreio dos bandeirantes exército na rua! #ExercitoBrasileiro #OLadraoNaoVaiSubirARampa #LulaNaCadeia #LulaLadraoSeuLugarENaPrisao #lulanaosobearampa #brasil #brazil #IntervencaoComBolsonaroNoPoder

Exército está no Recreio dos Bandeirantes (Rio de Janeiro) para iniciar intervenção militar?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

É claro que as imagens serviram como “incentivo” para algumas pessoas continuarem em frente aos quartéis pedindo um golpe (ilegal e inconstitucional) no Brasil. Porém, é falsa a informação que aponta que o Exército está no Recreio dos Bandeirantes para começar a intervenção militar no Brasil.

A mensagem, o histórico e a ausência do conteúdo em fontes confiáveis já nos deixam muito desconfiados da veracidade da informação. Os textos que circulam online são alarmistas, têm erros de português e não citam nenhuma fonte confiável que comprove que haja uma intervenção militar no Brasil.

Vale lembrar que qualquer tipo de ação externa do Exército está virando motivo para fake news sobre intervenção militar. Aqui no Boatos.org já desmentimos, por exemplo, que o Exército convocou reservistas para a intervenção militar, que começou o golpe pela Praça da Sé (em São Paulo) ou que invadiu e bloqueou o aeroporto Santos Dumont.

Ao buscar pela tal “intervenção militar no Recreio dos Bandeirantes”, nada encontramos em fontes confiáveis. Ao contrário, encontramos a explicação para a montagem das barracas no local em questão.

Na realidade, o vídeo que viralizou mostrava os preparativos para uma corrida. Este site de corridas de rua mostra que o local recebeu no dia 11 de dezembro de 2022 a 1ª Corrida da Brigada Pára-quedista. O local (Posto 12) é justamente onde foi gravado o vídeo em questão.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que aponta que o Exército está no Recreio dos Bandeirantes para começar a intervenção militar no Brasil. Barracas foram montadas no local por causa de uma corrida de rua.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso