Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal #boato

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal #boato

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Convocação de reservistas feita pelo Exército tem um motivo: realizar a intervenção militar federal para fechar o STF e manter Bolsonaro no poder.

A sanha golpista continua com tudo entre pessoas que ainda não estão satisfeitas com o resultado das eleições de 2022. O que não tem faltado é mensagem falsa falando que uma intervenção militar está a próxima. A última aponta para sinais vindos do Exército Brasileiro.

Vídeo gravados próximos a quarteis apontando para uma convocação de reservistas estão circulando na internet junto com mensagens que relatariam que a intervenção militar estaria próxima. Leia algumas das mensagens que estão circulando online junto com os vídeos:

Versão 1: COM ESSA CONVOCAÇÃO DOS RESERVISTAS JOVENS. O EFETIVO DO EXERCITO TERA UM AUMENTO DE 350 A 400 MIL SOLDADOS! ESTÁ CLARO OU NÃO? Versão 2: Ai meu Deus Exercito fez convocacao dos reservistas Movimentacao intensa nos quarteis de todo Brasil

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal?

As mensagens, em sua maioria falam de forma velada sobre “o que poderia ocorrer”. Para quem levantou a dúvida, a gente deixa a certeza por aqui: não vai ocorrer nada de intervenção militar por causa da convocação de reservistas.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As mensagens, o histórico e uma busca por fontes confiáveis já começam a entregar a farsa. As mensagens que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a mentira.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que não só não há qualquer sinal de intervenção militar por conta da convocação de reservistas como também temos uma explicação para o procedimento.

Na realidade, não são todos os reservistas do Exército que estão sendo convocados para aparecerem no qualquer neste fim de ano. A convocação é restrita a reservistas que “juraram bandeira” nos últimos cincos. Isso é uma praxe. Depois que uma pessoa se alista, ela tem que voltar de ano em ano a cada cinco anos no local em que ela se alistou.

Esses conteúdos de prefeituras locais apontam que o procedimento não está ocorrendo apenas em 2022. Em 2020, por exemplo, a prefeitura de Fernandópolis convocou reservistas. Em 2015, foi a vez de Bariri. 

Ou seja: a convocação para reservistas não é para “participarem da intervenção” ou “participarem de uma guerra”. Trata-se apenas de um procedimento de praxe que é realizado todos os anos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército está, ao convocar reservistas, se preparando para uma intervenção militar no Brasil. A convocação está sendo utilizada em mais uma fake news que está se espalhando por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso