Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal #boato

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal #boato

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Convocação de reservistas feita pelo Exército tem um motivo: realizar a intervenção militar federal para fechar o STF e manter Bolsonaro no poder.

A sanha golpista continua com tudo entre pessoas que ainda não estão satisfeitas com o resultado das eleições de 2022. O que não tem faltado é mensagem falsa falando que uma intervenção militar está a próxima. A última aponta para sinais vindos do Exército Brasileiro.

Vídeo gravados próximos a quarteis apontando para uma convocação de reservistas estão circulando na internet junto com mensagens que relatariam que a intervenção militar estaria próxima. Leia algumas das mensagens que estão circulando online junto com os vídeos:

Versão 1: COM ESSA CONVOCAÇÃO DOS RESERVISTAS JOVENS. O EFETIVO DO EXERCITO TERA UM AUMENTO DE 350 A 400 MIL SOLDADOS! ESTÁ CLARO OU NÃO? Versão 2: Ai meu Deus Exercito fez convocacao dos reservistas Movimentacao intensa nos quarteis de todo Brasil

Exército faz convocação de reservistas para realizar intervenção militar federal?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

As mensagens, em sua maioria falam de forma velada sobre “o que poderia ocorrer”. Para quem levantou a dúvida, a gente deixa a certeza por aqui: não vai ocorrer nada de intervenção militar por causa da convocação de reservistas.

As mensagens, o histórico e uma busca por fontes confiáveis já começam a entregar a farsa. As mensagens que circulam online têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a mentira.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que não só não há qualquer sinal de intervenção militar por conta da convocação de reservistas como também temos uma explicação para o procedimento.

Na realidade, não são todos os reservistas do Exército que estão sendo convocados para aparecerem no qualquer neste fim de ano. A convocação é restrita a reservistas que “juraram bandeira” nos últimos cincos. Isso é uma praxe. Depois que uma pessoa se alista, ela tem que voltar de ano em ano a cada cinco anos no local em que ela se alistou.

Esses conteúdos de prefeituras locais apontam que o procedimento não está ocorrendo apenas em 2022. Em 2020, por exemplo, a prefeitura de Fernandópolis convocou reservistas. Em 2015, foi a vez de Bariri. 

Ou seja: a convocação para reservistas não é para “participarem da intervenção” ou “participarem de uma guerra”. Trata-se apenas de um procedimento de praxe que é realizado todos os anos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Exército está, ao convocar reservistas, se preparando para uma intervenção militar no Brasil. A convocação está sendo utilizada em mais uma fake news que está se espalhando por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso