Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército e manifestantes cercaram o STF para prender os 11 ministros da corte #boato

Exército e manifestantes cercaram o STF para prender os 11 ministros da corte #boato

Exército e manifestantes cercaram o STF para prender os 11 ministros da corte, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Exército e manifestantes afirmam que o “cerco está se fechando” e brasileiros poderão ver “a tão sonhada intervenção militar”. Eles cercaram o STF hoje para prender os ministros e a mídia ficou caladinha. 

Continua, hoje, 17 de outubro de 2019, o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a prisão em segunda instância. A ação busca padronizar tanto as decisões baseadas no Código Penal (que, hoje, prevê a prisão somente quando o réu não puder mais recorrer da sentença) quanto as do STF (que prevê a possibilidade de prisão em segunda instância).

O fato é que caso decidam pela ilegalidade da prisão em segunda instância, o STF pode beneficiar 38 presos na Operação Lava Jato. Não só isso. A decisão pode ainda afetar quase 5 mil presos  em todo o país. E a possibilidade de ver condenados na Operação Lava Jato deixando a prisão tem deixado muita gente de cabelo em pé.

Tanto que uma história sobre o caso começou a viralizar nas redes sociais e dar esperanças em quem não gostou nada do julgamento. Nas publicações, dois vídeos que chamam a atenção. No primeiro, diversas fotos dos ministros do STF e do Exército. Por trás, uma voz narra que a intervenção militar pode se tornar realidade, caso não haja “punição aos corruptos”. No segundo vídeo, há a indicação de que o STF teria censurado as imagens que mostram diversas pessoas do Exército e de manifestantes em frente ao STF, caso o ex-presidente Lula fosse solto. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “EXÉRCITO CERCA O SUPREM0 E GENERAL DÁ CARTADA FINAL NO STF – NÃO TEREMOS DÓ!”. Versão 2: “Hoje pela manhã, em frente do STF. Uma TV apresentou esse vídeo hj pela manhã. Logo em seguida, o STF e Senado ligaram para a TV intimando sob ameaça que retirassem dos demais telejornais. Inclusive, já foi retirado do YouTube. Repassem …..sem dó!”.

Exército e manifestantes cercaram o STF para prender os 11 ministros da corte?

A informação deixou bastante gente preocupada, mas, por outro lado, também deixou muita gente esperançosa em relação ao julgamento da prisão em segunda instância. Porém, será que essa história do Exército e manifestantes invadirem o Congresso para prender os ministros é real? Não é!

Vamos aos fatos! Ao ler as publicações, é possível identificar várias características de boatos online, como o caráter vago (fala em “hoje”, mas não informa datas precisas), alarmista, os erros de português, o pedido de compartilhamento e a falta de fontes confiáveis. Ao procurar sobre a suposta informação de que o Exército fecharia o STF e da confusão que ocorreu ‘hoje’, nada encontramos nos veículos de comunicação.

Em relação a cada vídeo, existem detalhes que colocam ambas as teorias em xeque. No vídeo narrado sobre a intervenção militar, por exemplo, o material foi criado por um canal do YouTube especializado em lançar fake news sensacionalistas em prol do tema intervenção militar para ganhar cliques. Na página deles é possível encontrar materiais, como ‘Gilmar Mendes confessa ser bandido e cai nas mãos de Moro’ e ‘desembargador pede o fechamento do Supremo’. Ou seja, absurdo atrás de absurdo.

Além disso, essa história de que se Lula for solto, o Exército vai cercar o STF ou que teremos intervenção militar (e blá blá blá) já foi desmentida pela equipe do Boatos.org.

Já sobre o outro vídeo, que mostraria uma confusão ‘hoje’ em frente ao STF, ele é apenas mais uma versão de um esquema de textos já desmentidos aqui no Boatos.org também, como a história de que a Globo teria censurado uma reportagem do app Mudamos. Também o caso em que a Globo teria se arrependido de convidar o general Heleno e, por fim, a história que apontava que tanques de guerra estariam na Via Dutra para uma intervenção militar no Rio.

Ao buscar pela origem do vídeo, descobrimos a cereja do bolo: o caso não foi ‘hoje’, assim como aponta a publicação. O fato ocorreu no dia 26 de setembro de 2019. Naquela oportunidade, houve confronto entre um grupo que apoiava a Lava Jato e outro grupo que pedia a liberdade só ex-presidente Lula.

Em resumo: a história que diz que Exército e manifestantes cercaram o STF para prender os 11 ministros da corte é falsa! O vídeo não foi feito hoje e muito menos o Exército vai invadir o STF. Os vídeos ou são falsos ou foram retirados de contexto. Não acredite em tudo o que você vê! A história não passa de #boato. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2MKuog3