Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército vai cercar o STF e prender os 11 ministros se Lula for solto #boato

Exército vai cercar o STF e prender os 11 ministros se Lula for solto #boato

Boato – Exército anunciou que vai cercar o STF e prender os ministros da Suprema corte se Lula for solto no dia 10 de maio. Anúncio ocorreu em áudio no WhatsApp do coronel Carlos Alves.

Por pelo menos uma vez ao mês nos últimos tempos, o Boatos.org tem publicado desmentidos sobre uma intervenção militar que “vai acontecer em poucos dias”. Mal começamos maio e já vamos ter que tocar no assunto novamente.

Um áudio tem circulado com força no WhatsApp. Gravado por um suposto membro do Exército, coronel Carlos Alves, o áudio enviado a um grupo no WhatsApp dá informações a respeito de uma ação que deve ocorrer no STF caso o pedido de liberdade de Lula seja aceito no dia 10 de maio.

O áudio é acompanhado de mensagem que o descreve como se fosse a “palavra do Exército”. “URGENTE! Diante da noticia de que Lula será solto no dia 10 de Maio Coronel Carlos Alves afirma cercar STF! E prender os 11 bandidos do STF”, diz uma versão. “LULA SÓ SAI DA CADEIA PARA O CEMITÉRIO – STF NA MIRA DAS FFAA”, diz outra versão. “Ouçam este Coronel! Dia 10 vai feder, se o STF soltar Lula!”, diz uma terceira versão. Confira a transcrição do áudio:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Bom dia a todos integrantes do grupo Happy Hour Reacionário. Aqui fala o Coronel Carlos Alves, Coronel Engenheiro Militar, oriundo da arma de artilharia, turma de 1980. Cadete do General Mourão, nosso ilustre amigo e se essa notícia que eu coloquei agora for verdade, acabou. Basta. Como eu falei aqui no particular com a nossa querida amiga Marta, Marta Serrat, eu estou pronto para ombrear com demais amigos, demais colegas de farda para irmos juntos a Brasília cercar o Supremo Tribunal Federal e prender esses 11 canalhas por não são todos inocentes não.

E esse artigo 142 que falam tanto aí, dependeria de um dos presidentes de um dos três poderes, todos os três corruptos canalhas, vagabundo, nenhum deles vai pedir a intervenção militar. Então agora mais do que nunca, eu me coloco à disposição de todos aqui e eu não me furtarei a ombrear com esse grupo, com os demais intervencionista para que juntos tomemos a bala como disse o nó General Lessa vai a vida realmente sangue vai, mas nós precisamos salvar no Brasil

Porque Lula solto é que nem o que fala o Apocalipse é como o demônio, que foi preso, vai ser solto por mil anos para tentar a humanidade incauta que não conhece seu poder. Lula solto é um perigo. Lula ele é um megalomaníaco tão perigoso quando Hitler e seus dias de glória na Alemanha 1922 até 45. Ele destruiu Alemanha e o Lula esse canalha, esse crápula, ele destruiu o Brasil.

E ele tem em sua quadrilha juiz do supremo da suprema corte brasileira mancomunados com ele, subornados por ele, para tentar soltá-lo da cadeia. Lula solto é um perigo iminente para o Brasil e eu estou junto com todo mundo se no dia 10 de Maio como está fala aqui o Lula for solto, precisamos acionar toda população. Em Curitiba, não deixasse que ele que ela sair dali, cercar o presídio, cercar o Supremo Tribunal Federal, exigir a cabeça de Gilmar Mendes, daquela corda exigir pelo impeachment esse pessoal e que se instaure imediatamente o tribunal militar, que se instaure imediatamente ao tribunal militar podem divulgar esse áudio.

Se Lula for solto, Exército vai cercar STF e prender os 11 ministros?

O tal áudio está sendo muito compartilhado na internet. Algumas pessoas o fazem por medo. Outras tem o compartilhado com alegria. Mas será mesmo que essas informações que circulam online são a garantia de que teremos uma intervenção militar se o STF decidir pela soltura de Lula? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Sempre que desmentimos boatos (principalmente os relacionados a questões políticas), deixamos sempre muito claro que nós não checamos opinião. Logo, não vamos entrar no mérito de se a opinião de quem fala em intervenção é válida ou não. Dito isso, vamos analisar o boato.

Para começar, a mensagem nada mais foi do que um recado para um grupo de WhatsApp (que acabou compartilhada talvez pelo próprio pedido do interlocutor). Como tomar um áudio do WhatsApp como posicionamento de uma corporação inteira?

Não vamos entrar no mérito se a pessoa que está no áudio é um coronel chamado Carlos Alves (encontramos alguns registros na internet de um militar com o nome de Carlos Alves de Lima Filho, mas não conseguimos verificar se é a pessoa do áudio). Mas mesmo que alguém do Exército tenha se colocado “à disposição de cercar o STF”, isso não significa que o alto-comando tenha essa vontade.

Além disso, também temos que destacar que a própria pessoa que grava o áudio não diz que “vai acontecer” o cerco ao Congresso por parte do Exército. No áudio, ele “apenas” dá a entender que se propõe a ir à Brasília “prender os 11 canalhas do STF”. A parte que fala que o Exército vai fazer “isso” ou aquilo “ficou” por conta das pessoas que compartilharam o áudio.

Só para terminar, precisamos das uma analisada na fonte da informação: quem ajudou a espalhar a história de Exército invadir o STF e blábláblá é o mesmo grupo responsável por tantos outros boatos sobre intervenção já desmentidos aqui e (como havíamos previsto) não se concretizaram. Vamos dizer que não é uma fonte das mais confiáveis.

Resumindo: a história que aponta que o Exército vai cercar o STF para prender os ministros se Lula for libertado é falsa. Até o momento, temos apenas um áudio de alguém “revoltado” dando suas opiniões sendo levado como posicionamento geral do Exército do Brasil. Boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.