Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Exército comunista está desapropriando fazendas para entregar para Dinamarca, Irã e Suíça #boato

Exército comunista está desapropriando fazendas para entregar para Dinamarca, Irã e Suíça #boato

Exército comunista está desapropriando fazendas para entregar para Dinamarca, Irã e Suíça, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra helicóptero do Exército entrando em fazendas para confiscar terras de fazendeiros e entregar para países como Dinamarca, Irã e Suíça etc.

Um dos pilares que sustentam a defesa do movimento que foi convencionado como “bolsonarismo” está em grandes pecuaristas espalhados pelas regiões Centro-Oeste e Norte do país. É justamente destes grupos que um “barulho” contra o governo Lula está sendo feito em redes sociais.

Desde o último mês, uma operação do Ibama está notificando pecuaristas que utilizam áreas embargadas (que são áreas de preservação que estão degradadas e ganham um prazo de inutilização para recuperação) para que retirem cabeças de gado destes locais. Neste sentido, uma tese está circulando na internet.

Um vídeo mostra um helicóptero que, possivelmente, deixou uma notificação em uma fazenda deixando o local. O vídeo está coberto por um áudio que aponta que se trata do Exército confiscando as fazendas dos pecuaristas para cumprir um “plano comunista” e entregar o local para países como Dinamarca, Irã e Suíça etc.

O texto que está circulando junto ao vídeo, na versão que tivemos acesso, diz “Desapropriação das fazendas e confisco de rebanhos!!”. Leia a transcrição do arquivo em questão:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Eh o comunismo está sendo implantado no Brasil. Assim às pressas. Começou ontem tá? O exército traidor desceu na Amazonas agora cheio de um monte de helicópteros fazenda que não dá pra chegar de carro os helicópteros estão descendo e notificando os donos. Que eles tem cinco dias de prazo pra tirar os bois daquelas terras todas.

Porque as terras foram entregue a Dinamarca ao Irã, à Suíça, etcétera, etcétera, coisa e tal. O governo federal está dando aos fazendeiros cinco dias pra retirar os bois do pasto. Sabe

Exército comunista está desapropriando fazendas para entregar para Dinamarca, Irã e Suíça?

O vídeo com a narração não demorou a se espalhar em redes sociais como Twitter, TikTok e, claro, em aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram. Porém, o que está sendo colocado na publicação é uma distorção da realidade. A mensagem, o histórico e uma busca pelo arquivo em questão + contextualização do assunto já entregam a farsa.

Assim como um “bom boato”, a mensagem é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que comprove a balela em questão. Não bastasse isso, a história segue uma linha básica em relação à fake news que apontam que o “comunismo” já dominou o Brasil (temos exemplos aqui, aqui e aqui).

Para ter certeza de uma desconfiança que tínhamos (de que a pessoa que fez a narração não é a mesma que está filmando o vídeo) resolvemos buscar pelo arquivo original. Na realidade, a pessoa é uma mulher que informa da notificação do Ibama em relação à questão das áreas embargadas.

Esta informação já derruba a primeira tese descrita na história: de que é o Exército que está realizando a operação em questão. A operação (como já falamos algumas vezes aqui no texto) é do Ibama.

A segunda tese falsa cai durante uma busca sobre o assunto na internet. Os pecuaristas em questão podem até estar tristes pelo que está ocorrendo, mas, na realidade, o Ibama está apenas cumprindo a lei.

Na realidade, áreas que deveriam ser preservadas (poupadas de desmatamento) estão sendo utilizadas por fazendeiros para que o gado se alimente. É justamente essa a medida das autoridades ambientais: mandar que o gado seja retirado destas áreas (movidos para áreas de propriedade, de fato, dos fazendeiros) sob pena de confisco do gado.

Em nenhum momento há a ameaça (pelo menos por enquanto) de que as fazendas legalizadas sejam desapropriadas ou de que o gado em área legalizada seja confiscado. Esta matéria do jornal A Crítica fala até da desinformação que está circulando sobre o assunto.

Vale citar que as terras em questão não serão entregues a outros países (até porque a lista que engloba Suíça, Dinamarca e Irã é tão aleatória que parece grupo de Copa do Mundo) e também não têm nenhuma relação com comunismo (seja lá o que signifique isso). Elas apenas ficarão livres para serem preservadas.

Resumindo: a descrição do vídeo que está viralizando na internet engana sobre a ação do governo federal sobre áreas desmatadas. Não há comunismo, desapropriação de fazendas ou mesmo entrega de terras a outros países com a ajuda do Exército. O que há é uma ação do Ibama para evitar ilegalidades no meio ambiente.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: