Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Haddad é flagrado comemorando implantação do comunismo do PT no Brasil #boato

Haddad é flagrado comemorando implantação do comunismo do PT no Brasil #boato

Haddad foi flagrado comemorando implantação do comunismo do PT no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Vídeo mostra Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann comemorando a implantação do comunismo no Brasil por parte do parte. Estão apagando este vídeo da internet.

Nos últimos dias, o que não tem faltado na internet são mensagens falsas falando sobre a candidatura de Lula e do PT à Presidência do Brasil. A última que vimos fala, novamente, de um suposto plano de implantação comunista no país.

No vídeo Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann e Luciana Santos, entre outras pessoas, estariam comemorando a implantação do comunismo por parte do PT no Brasil. Nas imagens, eles acompanham gritos de guerra como “1, 2, 3, 4, 5, mil, viva o partido comunista do Brasil”, “tarda, tarda, tarda, mas não falha, aqui não tem jeito, é juventude paraguai” e “é ó PCO, PCO, PCO”. Leia a mensagem a assista ao vídeo:

HADDAD FLAGRADO COMEMORANDO O COMUNISMO DO PT NO BRASIL. ESTÃO APAGANDO ESSE VÍDEO DA INTERNET. DIVULGUEM AO MÁXIMO ESSA COMEMORAÇÃO DO COMUNISMO QUE O PT NEGA REPRESENTAR.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Haddad foi flagrado comemorando implantação do comunismo do PT no Brasil?

Não demorou para a mensagem se espalhar entre redes sociais de pessoas ditas conservadores. Porém, o vídeo em questão não tem nada a ver com comemoração do “Comunismo” do PT ou mesmo está sendo apagado da internet.

A mensagem já carrega, consigo, as principais características de fake news na internet. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que confirme a informação. Por isso mesmo, resolvemos buscar sobre a origem do vídeo.

Ao contrário do que aponta a mensagem, não se trata de uma “comemoração de implantação do comunismo no Brasil”. Na realidade, o vídeo é de agosto de 2018. Na época, o PT anunciou uma aliança com outros partidos para a candidatura de Lula (que seria indeferida) para as eleições de 2018. Durante o evento, correligionários de alguns grupos e partidos entoaram e cantaram.

Não tem nada de comemoração de implantação do comunismo (até porque o vídeo não é de uma reunião pós-vitória eleitoral). Vale apontar que só o fato de, com uma busca rápida, termos encontrado diversas versões do vídeo, podemos descartar a hipótese de que ele “está sendo apagado da internet”.

Resumindo: além de nonsense, a mensagem que aponta que Fernando Haddad (junto com Gleisi Hoffmann) foi flagrado comemorando a dominação comunista do PT no Brasil é falsa. O vídeo é de 2018 e não tem nada a ver com o que está descrito.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso