Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula afirma, em vídeo, que vai transformar o Brasil em China comunista #boato

Lula afirma, em vídeo, que vai transformar o Brasil em China comunista #boato

Lula afirma, em vídeo, que vai transformar o Brasil em China comunista, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em vídeo, Lula afirma que pretende adotar no Brasil o mesmo regime comunista implementado na China em 2023.

As eleições presidenciais que vão ocorrer, no Brasil, em outubro de 2022 já estão dando o que falar. Depois de ter recuperado seus direitos políticos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um dos nomes mais cotados para a disputa.

Desde que o nome de Lula apareceu, novamente, no cenário, muita gente ficou descontente. E diante dessa situação, diversas fake news contra Lula começaram a pipocar nas redes sociais.

Exemplo disso é a história de hoje. De acordo com um vídeo que está sendo compartilhado na internet, Lula teria afirmado que pretende implementar no Brasil o mesmo regime comunista adotado pela China. Confira:

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Versão 1: “Lula anuncia quê vai implantar o regime comunista da China no Brasil, isso já a partir de 2023, e ainda se inspira no Ditador Setung, quê matou de fome mais de 60 milhões de pessoas, então está aí ele está avisando 8 meses antes das eleições, depois não adianta ranger os dentes”. Versão 2: “A China é resultado de uma revolução de 1949, sabe, do Mao Tsé-Tung, e a China tem um partido que tem poder, que tem um Estado forte, que toma decisões e que as pessoas cumprem. Coisa que nós não temos aqui no Brasil. Por exemplo, a China, ela só conseguiu combater o coronavírus, com a rapidez que ela combateu, porque tem um partido forte, porque tem um estado forte, porque tem pulso, tem voz de comando. Nós não temos isso aqui no Brasil. Eu pensava muito grande na minha relação com a China. Eu achava que a gente deveria ter um construído, uma parceria estratégica. A China é um exemplo para o mundo. E eu espero que outros países, sabe, aprendam a lição com a China. Mas eu tenho muita fé, muita esperança que nós vamos conseguir fazer isso a partir de 2022”.

Lula afirma, em vídeo, que vai transformar o Brasil em China comunista?

A informação circulou em diversas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente revoltada. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da edição feita no vídeo, que é usado como prova.

Ao ler a publicação, logo de cara percebemos que ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre o ex-presidente Lula não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que Lula teria feito um pacto com o demônio. Também a que indicava que um contracheque teria revelado que a aposentadoria de Lula seria de R$45 mil e, por fim, a que apontava que Lula teria sido  vaiado e expulso de um shopping por uma multidão, em 2022.

Ao analisar o vídeo usado como prova, descobrimos que as imagens foram gravadas no dia 27 de junho de 2021, durante uma entrevista de Lula concedida ao jornal chinês Guancha. No Brasil, a entrevista foi disponibilizada e transmitida pela rede TVT, no dia 7 de julho de 2021.

E bem, ao ver a entrevista é possível perceber que Lula teceu muitos elogios à China, em especial, pela maneira em que o país conduziu a pandemia da Covid-19. Segundo Lula, a China teria conseguido controlar o percurso da doença por ser um país forte. Porém, o vídeo que foi utilizado nas publicações das redes sociais é uma versão completamente picotada das imagens originais.

Em nenhum momento, o ex-presidente afirmou que, a partir de 2022, iria transformar o Brasil em uma China comunista. Assistindo a entrevista original, é possível ver os exatos momentos que foram retirados e editados no vídeo que acompanha as publicações. Confira os trechos e o vídeo:

17:36 – Lula fala que a China é forte

No vídeo editado, a pessoa que promoveu a montagem ignora totalmente a parte em que Lula fala sobre a falta de respeito no Brasil, o golpe sofrido por Dilma Rousseff a partir de uma mentira, a ingerência da elite financeira no cenário político do Brasil e como é importante a existência de um Estado forte para a implementação de políticas sociais.

18:49 – Lula usa o exemplo do coronavírus, fala sobre a relação com a China e a parceira estratégica

Nesse momento, Lula fala sobre a questão da Covid-19 na China e de como ele sonhou com a criação dos BRICs e no estabelecimento de uma relação forte com a China e outros países do BRICs. Então, ele fala que todos os países citados (China, Rússia, Índia, África do Sul etc) deveriam criar uma parceria estratégica para fugir da dependência da política do dólar.

21:26 – Lula fala sobre como a China é um exemplo de desenvolvimento

Após falar sobre os BRICs e as relações com os países que fazem parte do bloco, Lula citou sobre como a China é um exemplo de desenvolvimento. Entretanto, o vídeo editado retira a parte do desenvolvimento. Além disso, Lula fala de uma relação dos países do sul para não depender dos países ricos do norte.

22:04 – Lula fala sobre 2022

Como é possível observar, Lula fala sobre suas experiências e sobre suas expectativas em ter um mundo mais humano nos próximos anos. A partir daí, ele fala que espera que, em 2022, consiga começar a mudar o cenário brasileiro. Em nenhum momento, ele fala sobre implementar o comunismo.

Em resumo: a história que diz que um vídeo mostra Lula afirmando que vai implementar o regime comunista da China no Brasil é falsa! O vídeo usado como prova, na realidade, foi retirado de uma entrevista do ex-presidente Lula para o jornal chinês Guancha, em junho de 2021. O vídeo foi picotado e deixou todo o contexto da entrevista de lado. Em nenhum momento, o ex-presidente Lula afirmou que vai transformar o Brasil em uma China comunista. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: