Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Estado de sítio é decretado por Bolsonaro e começará em 72 horas no Brasil, diz A Gazeta #boato

Estado de sítio é decretado por Bolsonaro e começará em 72 horas no Brasil, diz A Gazeta #boato

Estado de sítio é decretado por Bolsonaro e começará em 72 horas no Brasil, diz A Gazeta, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Jornal A Gazeta, afiliado da Rede Globo, noticiou que o presidente Jair Bolsonaro decretou o estado de sítio em 72 horas no Brasil e que Lula ignorou pedidos de deixar o país.

Nos últimos dias, vimos o crescimento de manifestações golpistas que pedem uma intervenção militar no país (algo inconstitucional e ilegal). A mais nova das histórias (que na verdade é uma versão antiga de algo que já desmentimos) aponta para algo que estaria na iminência de ocorrer.

Um print de uma página atribuída ao jornal A Gazeta, do Espírito Santo, aponta que Bolsonaro acabou de decretar o estado de sítio no Brasil por meio de um decreto de mobilidade militar. O texto aponta, ainda, que o estado de sítio passaria a valer em 72 horas e que Lula havia “ignorado” os pedidos de deixar o país. Leia a mensagem que circula online:

GAZETAONLINE.COM.BR A GAZETA Afiliada Rede Globo – Rede Gazeta de Comunicação NESTA EDIÇÃO ONLINE 20:58H GOVERNO VAI INSTAURAR ESTADO DE SÍTIO NO BRASIL LULA IGNORA AVISOS DE DEIXAR O PAÍS PRESIDENTE DO SENADO APOIA INTERVENÇÃO MILITAR EMBAIXADOR DOS EUA ACOMPANHA SITUAÇÃO DO BRASIL URGENTE!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Após decreto de Bolsonaro Estado de Sítio começará em 72 horas por Angela Costa (Brasilia-DF) O presidente Jair Bolsonaro assinou na manhã de boje o decreto de mobilidade militar que na pratica, aciona as forças Armadas para uma intervenção militar apoiada pelo Senado e presidência

O decreto informa que o Brasil está sob ameaça interna da lei e da ordem, o que justifica de imediato uma intervenção militar pacifica e inevitável. O Comando Militar do leste já está de prontidão e aguarda orientação do seu chefe, general Barros de Alencar, Em entrevista agora pela noite, Barros de Alencar afirma que o Estado de Sitio será decretado porque o governo ouviu o clamar dos brasileiros nas portas dos quartes e teme a real ameaça do comunismo no pais

Após decretar a mobilidade militar, Jair Bolsonaro não deu entrevistas, as fontes afirmam que o presidente está reunido com o comando das Forças Armadas para implantar o Estado de Sitio em até 72 horas no Brasil.

A Gazeta disse que estado de sítio foi decretado por Bolsonaro e começará em 72 horas no Brasil?

Principalmente no WhatsApp e em aplicativos como o Telegram, a história se espalhou na internet. Porém, é falsa a informação que aponta que A Gazeta noticiou o decreto de estado de sítio ou mesmo que Bolsonaro tenha lançado o decreto em questão.

O histórico recente de fake news sobre “coisas pró-golpe” que estão acontecendo no Brasil já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos, por exemplo, que o Brasil está sob tutela das Forças Armadas, em estado de guerra e que a Venezuela havia decretado guerra contra o Brasil.

Ao buscar pelo conteúdo em questão no site da A Gazeta, nada encontramos sobre o conteúdo. Vale apontar que o layout apresentado na fake news sequer se assemelha ao do jornal capixaba.

Na realidade, a história não consta na Gazeta ou em qualquer outra fonte confiável. Aliás, o tal “decreto de mobilidade militar” (que já explicamos que não é um decreto e sim uma portaria) nada tem a ver com intervenção militar.

Para piorar o “general Barros de Alencar” sequer é o comandante militar do Leste. O nome do chefe do CML é André Luis Novaes Miranda. Nem neste quesito a informação está correta.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o jornal A Gazeta disse que o presidente Jair Bolsonaro decretou estado de sítio em 72 horas no Brasil. Bolsonaro não decretou nada disso e o jornal não deu tal notícia.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso