Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bandeira do Brasil está a meio-mastro no Palácio do Planalto e em quartéis e significa que o país está em guerra #boato

Bandeira do Brasil está a meio-mastro no Palácio do Planalto e em quartéis e significa que o país está em guerra #boato

Bandeira do Brasil está a meio-mastro no Palácio do Planalto e em quartéis e significa que o país está em guerra, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governo hasteou a bandeira em meio mastro no Palácio do Planalto e em quartéis do Exército e isso significa que o país está em guerra.

A cada dia que passa, a narrativa falsa entre os mais fanáticos de que estaríamos perante uma intervenção militar se fortalece. A mais nova história aponta algo que está ocorrendo no Palácio do Planalto e em quartéis Brasil afora.

Postagens com vídeos e fotos mostram que o governo e as Forças Armadas resolveram hastear a bandeira do Brasil a meio-mastro e que isso seria um indicativo de que o Brasil está vivendo uma guerra.

Algumas das imagens são do Palácio do Planalto, em Brasília, e mostraria as bandeiras hasteadas pela metade. Outra das imagens é das imediações de uma unidade do Exército em Campinas. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 1: PLANALTO A bandeira se encontra a meio mastro.  Você que é reservista sabe o significado. É selva! Versão 2: A bandeira está a meio mastro.  Embora a foto esteja escura e não dê para ver. Recebi confirmações de manifestantes que sim, a bandeira está a meio mastro.  

Versão 3: A bandeira se encontra a meio mastro. Você que é reservista sabe o significado. É selva! Versão 4: BANDEIRA EM MEIO-MASTRONA EPeCEX CAMPINAS/SP BANDEIRA EM MEIO-MASTRONÃO ESTAMOS EM LUTO A MENSAGEM É CLARA ESTAMOS EM GUERRA SE ARMEM E ESTOQUEM ALIMENTOS GUEREAS ESTÃO VINDO AI…

Bandeira do Brasil está a meio-mastro no Palácio do Planalto e em quartéis e significa que o país está em guerra?

As mensagens não demoraram a se espalhar com todas as forças entre perfis bolsonaristas em redes sociais. Por isso mesmo que aqui estamos para falar que é falsa a informação que aponta a bandeira do Brasil está a meio-mastro ou que o Brasil está em guerra.

O histórico recente de fake news já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Há alguns dias estamos falando que há um movimento claro de criação de falsos episódios que visam fortalecer a falsa narrativa de que uma intervenção militar em curso. Porém, é falso que o golpe (que seria algo ilegal) esteja em curso.

Em alguns dos casos apresentados, as imagens não representam o que apontam as mensagens. A imagem do Exército não mostra a bandeira a meio mastro. Ela está hasteada no topo do local. Já a imagem noturna do Palácio do Planalto não mostra bandeira alguma.

A terceira mensagem é um pouco diferente. De fato, a bandeira está a meio mastro. Porém, a imagem não é de 2022. Na realidade, a foto, como mostra a conta do Flickr do próprio Palácio do Planalto, é de 20 de janeiro de 2017. O motivo do hasteamento foi o luto pela morte do ministro do STF Teori Zavascki.

Vale apenas apontar que o Brasil não está sob guerra e que não encontramos na lei 5.700 (que trata dos símbolos nacionais) nada sobre a bandeira estar a meio-mastro por conta de uma guerra. Veja o que diz o trecho:

Art. 17. Quando em funeral, a Bandeira fica a meio-mastro ou a meia-adriça. Nesse caso, no hasteamento ou arriamento, deve ser levada inicialmente até o tope. Parágrafo único. Quando conduzida em marcha, indica-se o luto por um laço de crepe atado junto à lança.

Art. 18. Hasteia-se a Bandeira Nacional em funeral nas seguintes situações, desde que não coincidam com os dias de festa nacional: I – Em todo o País, quando o Presidente da República decretar luto oficial; II – Nos edifícios-sede dos podêres legislativos federais, estaduais ou municipais, quando determinado pelos respectivos presidentes, por motivo de falecimento de um de seus membros;

III – No Supremo Tribunal Federal, nos Tribunais Superiores, nos Tribunais Federais de Recursos, nos Tribunais de Contas da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e nos Tribunais de Justiça estaduais, quando determinado pelos respectivos presidentes, pelo falecimento de um de seus ministros, desembargadores ou conselheiros.        (Redação dada pela Lei nº 5.812, de 1972).

IV – Nos edifícios-sede dos Governos dos Estados, Territórios, Distrito Federal e Municípios, por motivo do falecimento do Governador ou Prefeito, quando determinado luto oficial pela autoridade que o substituir; V – Nas sedes de Missões Diplomáticas, segundo as normas e usos do país em que estão situadas.

Ou seja: mesmo que as bandeiras estivessem a meio-mastro, isso não significaria que estamos em guerra. As leis do Brasil apontam que a posição é prevista apenas para casos de luto.

Resumindo: é falso que a bandeira do Brasil esteja a meio-mastro por conta de uma guerra e é falso que a posição signifique que estamos em guerra. Trata-se de mais uma fake news que visa incitar um golpe no país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso