Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Documento “manifesto popular” mostra que povo exige destituição dos três poderes e intervenção militar #boato

Documento “manifesto popular” mostra que povo exige destituição dos três poderes e intervenção militar #boato

Documento manifesto popular mostra que povo exige destituição dos três poderes e intervenção militar, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Documento chamado “manifesto popular” é a prova de que o povo não reconhece a legitimidade do Estado, exige a destituição dos 3 Poderes e a intervenção militar.

Está na cara que, depois da tentativa frustrada de golpe com Bolsonaro no poder no final do ano passado e início deste ano, o movimento golpista arrefeceu. Porém, ainda é possível ver um grupo mais exaltado (que ainda não foi preso, mas está doido para ser) compartilhando informações de cunho golpista em redes sociais. Uma delas é uma imagem que tem a pretensão de “falar como o povo”.

Uma arte (de qualidade mais do que duvidosa) com o título “manifesto popular” está circulando como se fosse uma reverberação da vontade do povo em relação à política no Brasil. Nela, é dito que “a nação” exige que haja a destituição dos 3 Poderes e a intervenção militar. Leia o conteúdo da imagem e uma mensagem que circula junto a ela:

Mensagem: ATENÇÃO FFAA A NAÇÃO EXIGE A DESTITUIÇÃO DOS TRÊS PODERES DA REPÚBLICA ! Q DEIXOU DE EXISTIR POR CULPA DOS MESMOS. O PAÍS ESTÁ PRESTES A SER INVADIDO COM AVAL DO PRESIDENTE ILEGÍTIMO ! Q SÓ UM PROJETO DESTRUIR O PAÍS E ENTREGAR A SOBERANIA PARA NOVA ORDEM MUNDIAL!

Texto da imagem: MANIFESTO POPULAR O POVO BRASILEIRO DE BEM E QUE PRODUZ, NÃO RECONHECE MAÍS A LEGITIMIDADE DO ESTADO BRASILEIRO, DESTITUINDO DESTA FORMA OS TRÊS PODERES, EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO. OS PODERES ATUAIS NÃO MAIS NOS GOVERNAM, NÃO MAIS NOS REPRESENTAM E NÃO MAIS SERVEM.

Vídeo: é falso que chá de mamão cure a dengue hemorrágica

REPUBLICA FEDERATIVA NOVA DO BRASIL PORTANTO, O POVO BRASILEIRO AMPARADO PELA SOBERANIA QUE LHE CONFERE A CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DIANTE DO EMINENTE RISCO DE INVASÃO EXTRANGEIRA AO TERRITÓRIO NACIONAL SOB A AUTORIZAÇÃO E CONIVÊNCIA DOS PODERES EM EXERCÍCIO, CONVOCA LEGALMENTE, SUAS FORÇAS ARMADAS PARA FAZEREM VALER ESTE DIREITO, PARA DESTITUÍREM IMEDIATAMENTE OS TRÊS PODERES, COM USO DE FORÇA ARMADA SE NECESSÁRIO FOR, ASSUMINDO SEUS LUGARES E FUNÇÕES PÚBLICAS, LEVANDO-OS À PRISÃO E

Análise da mensagem que está circulando online

A história em questão está circulando basicamente de duas formas: por meio das mensagens soltas em redes sociais ou pelo simples compartilhamento da imagem intimidatória em redes sociais e aplicativos como o WhatsApp. Também vimos a imagem transformada em vídeo aplicativos como o TikTok. Em um dos casos, o vídeo tem mais de 110 mil visualizações.

Não importando a forma, uma coisa é fato: a mensagem tem todas as principais características de fake news que circulam na internet. Ela é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que justifique a informação. De quebre, ainda a há um pedido de compartilhamento.

Se não bastasse, a ideia incutida na mensagem (que, inclusive, ajudou na incitação de atos golpistas) não é novidade em termos de fake news. Já desmentimos, por exemplo, histórias falsas sobre o Artigo 142, sobre uma “greve geral” e sobre o mesmo manifesto (fizemos isso na seção Fast-checking).

Documento mostra que povo exige destituição dos três poderes e intervenção militar?

Documentos que “dão ideia” não são novidades na internet (como vocês viram). Porém, é falso que é “vontade do povo” que seja feita a destituição do 3 Poderes e pedido de intervenção militar.

Os motivos são óbvios: 1º) A vontade do povo foi demonstrada nas eleições. E ela sequer foi que Bolsonaro fosse mantido no poder. Como vocês saber, foi Lula que venceu as eleições 2022. 2º) O manifesto não é assinado por ninguém e tampouco representa algum grupo. 3º) O conteúdo inconstitucional. Relembre o que escrevemos na seção fast-checking:

É por causa de publicações idiotas e criminosas como estas que acontecem casos como o de 8 de janeiro. Obviamente, a mensagem está errada. Uma intervenção militar e retiradas de políticos democraticamente eleitos não passa de um golpe. É ilegal e inconstitucional.

O texto travestido de manifesto não passa de mais uma insanidade de cunho golpista e que não merece ser levada a sério (talvez deva ser levada pelas autoridades para quem se investigue quem publicou isso).

Resumindo: é falso que o povo “exige” a destituição dos 3 Poderes e a intervenção militar. A mensagem que está circulando na internet é falsa e não representa (como a mensagem diz) a “vontade da nação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm