Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Deltan Dallagnol contratou Cristiano Zanin como advogado de defesa #boato

Deltan Dallagnol contratou Cristiano Zanin como advogado de defesa #boato

Deltan Dallagnol contratou Cristiano Zanin como advogado de defesa, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – O ex-deputado federal Deltan Dallagnol acabou de contratar Cristiano Zanin para ser seu advogado de defesa e apelar contra multa milionária.

Nos últimos dias, o ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato Deltan Dallagnol tem sofrido diversos reveses na justiça. Primeiro, ele perdeu o cargo de deputado federal após julgamento do TSE. Depois, o STJ manteve a multa de R$ 3 milhões contra ele por conta de supostas irregularidades na Lava Jato.

Neste contexto, publicações que printam uma matéria da Revista Piauí apontam que Deltan Dallagnol resolveu apelar e contratar ninguém menos do que Cristiano Zanin (advogado de Lula e indicado ao STF) para o defender no caso da multa.

Uma das mensagens que vimos no TikTok tem o seguinte teor: “Somos todos Deltan. Deltan contrata Zanin para apelar contra multa milionária: “Ele entende de perseguição do Judiciário” Segue a página”.

Deltan Dallagnol contratou Cristiano Zanin como advogado de defesa?

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Não demorou para a história circular na internet (muitos dos compartilhamentos são de pessoas que, inclusive, defendem Deltan Dallagnol). Só faltou perceberem um detalhe: a informação em questão não procede.

A resposta para o mistério está em uma busca na fonte da informação que aponta para a “notícia”. Primeiro, não achamos nada em qualquer fonte confiável que sustente que Deltan Dallagnol tenha contratado Cristiano Zanin (algo que, aliás, não tem muita lógica, mesmo no meio jurídico).

Segundo, descobrimos que a “matéria printada” da Piauí é na realidade da seção Piauí Herald. Trata- se de uma “seção de humor” do site da revista que contém apenas notícias fictícias.

Não é de hoje que “notícias satíricas” (por mais sofisticadas e bem escritas que sejam, como é o caso da publicação analisada) acabam se transformando em fake news nas mãos de que não interpreta que o veículo é de notícias não-reais ou que se trata de uma peça de humor.

Nesta semana mesmo, o Boatos.org teve que desmentir a história falsa que apontava que Fernando Haddad queria regulamentar casas de prostituição no Brasil. “Brincadeiras” que viraram fake news também já utilizaram Bolsonaro, Rei Charles e Chat GPT como personagens.

Não queremos ser os “inimigos do humor” (como muita gente que ataca o “politicamente correto” gosta de falar), mas é importante que se repense o custo-benefício de se manter, em tempos de fake news, páginas como estas “brincadeirinhas”.

Independentemente de opiniões, uma coisa é fato: não é verdade que Deltan Dallagnol resolveu contratar Cristiano Zanin para ser seu advogado. O conteúdo que estava sendo compartilhado em algumas páginas surgiu como notícia de humor em uma página especializada no assunto.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm