Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Rei Charles quer coroação só em 2023 para não ter que se encontrar com Bolsonaro #boato

Rei Charles quer coroação só em 2023 para não ter que se encontrar com Bolsonaro #boato

Rei Charles quer coroação em 2023 para não ter que encontrar Bolsonaro, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O rei Charles III decidiu que só quer ser coroado em 2023 para não ter que se encontrar com o presidente Jair Bolsonaro novamente.

Não foram poucas as vezes que falamos na linha tênue entre humor e desinformação. No nosso critério, essa linha é atravessada quando conteúdos jocosos começam a ser compartilhados e replicados como verdadeiros. É o caso de uma história que está viralizando online.

De acordo com textos que estão se espalhando em redes sociais, o rei Charles III teria tomado uma decisão: ele só aceitou ser coroado em 2023 para não ter que se encontrar com o presidente do Brasil Jair Bolsonaro. Ou seja: a história parte de dois pressupostos. 1) Charles não gosta de Bolsonaro. 2) Bolsonaro vai perder as eleições.

“Rei Charles III quer coroação só em 2023 para não ter que encontrar Bolsonaro de novo”, diz uma das mensagens que circulam online. “Rei Charles III quer sua coroação só em 2023 pra não ter q encontrar Bolsonaro de novo !!! Que vergonha”, aponta outra.

Rei Charles quer coroação em 2023 para não ter que encontrar Bolsonaro?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A história gerou as mais diversas reações por parte dos internautas. Quem gosta de Bolsonaro resolveu atacar o O Globo, apontada como fonte da informação. Quem não gosta aproveitou para espezinhar o presidente. Muitos esqueceram de um detalhe: a história é falsa.

Para chegar à veracidade da informação, fomos buscar pela fonte citada em alguns casos (em outros não é citada fonte alguma): o jornal O Globo. De fato, há uma matéria com o título “Rei Charles III quer coroação só em 2023 para não ter que encontrar Bolsonaro de novo”. E aí temos dois detalhes.

O primeiro é que a matéria é protegida por Paywall (um grande problema quando precisamos saber mais detalhes sobre o caso ou, pelo menos, um aviso de que a história não procede). O segundo e mais importante é que a matéria está na seção Sensacionalista. E aí temos a solução.

Muitos não sabem, mas O Sensacionalista é uma página de “humor” e só publica notícias fictícias. O grande problema está quando muitas pessoas “acreditam” que a notícia de “brincadeirinha” é real e saem compartilhando com direito a comentários.

Ao buscar em fontes confiáveis sobre a coroação do rei Charles III, descobrimos que, de fato, ocorrerá em 2023. Porém, o motivo é outro: ele quer a coroação em 2 de junho por ser o mesmo dia da coroação de sua mãe, a rainha Elizabeth II.

É importante citar que, apesar de Bolsonaro não ser o líder das pesquisas, não é possível garantir que ele não será presidente do Brasil em 2023. Afinal, eleição (assim como jogo de futebol) só “acaba quando termina”.

Resumindo: a informação que aponta o rei Charles III decidiu adiar a sua coroação para 2023 para não se encontrar com o presidente do Brasil Jair Bolsonaro é falsa. A história surgiu em um site de “humor” e foi compartilhada com um tom de veracidade que não deveria ser aplicado.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso