Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro disse que o ensino nos EUA é bom porque toda criança sabe falar inglês #boato

Bolsonaro disse que o ensino nos EUA é bom porque toda criança sabe falar inglês #boato

Bolsonaro disse que o ensino nos EUA é bom porque toda criança sabe falar inglês, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ex-presidente Jair Bolsonaro se disse espantado com o ensino nos Estados Unidos. Isso porque toda criança de 3 ou 4 anos já sabe falar inglês.  

Não são incomuns que falas polêmicas de políticos que angariam as massas (como Lula e Bolsonaro) circulem na internet. Gafes também costumam ocorrer. Só tem um detalhe: nem tudo que circula sobre o que “fulano ou ciclano falou” é real.

A prova está na história de hoje, que aponta para uma suposta declaração do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele teria dito que estaria espantando porque nos Estados Unidos toda criança de “3 ou 4 anos” sabia falar inglês. Leia algumas das mensagens que circulam por aí:

Versão 1: Enquanto isso, segundo Bolsonaro, nós EUA, toda criança de 3 a 4 anos já fala inglês Versão 2: “Temos muito o que aprender com o método de ensino americano, lá até as crianças de 4 anos já sabem falar inglês”, diz Bolsonaro

Bolsonaro disse que o ensino nos EUA é bom porque toda criança sabe falar inglês?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Muita gente que não nutre simpatia por Bolsonaro saiu compartilhando a história a torto e a direito por aí. Porém, é falsa a informação que aponta que Bolsonaro teria declarado que o “ensino dos EUA” é bom porque toda criança sabe falar inglês.

O histórico de declarações falsas que geraram gafes já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. Já desmentimos mensagens sobre Lula, Dilma e, claro sobre o próprio Bolsonaro.

Ao buscar em fontes confiáveis a mensagem (que tem características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis), nada encontramos. Aliás, descobrimos que a história que está circulando hoje, na realidade, foi publicada há alguns anos por um perfil de “humor” no Twitter (uma paródia da Folha de S.Paulo).

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Bolsonaro disse que o ensino nos EUA era bom porque toda criança de 3 ou 4 anos já sabia falar inglês. Trata-se de uma fake news antiga que, por algum motivo, viralizou agora.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações: