Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Damares Alves descobre que ministros do STF estão envolvidos em casos de pedofilia #boato

Damares Alves descobre que ministros do STF estão envolvidos em casos de pedofilia #boato

Damares Alves descobre que ministros do STF estão envolvidos em casos de pedofilia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ministra Damares Alves descobre caso de pedofilia entre ministros do STF e pode mudar composição da corte em breve. 

De uns tempos para cá, o Supremo Tribunal Federal (STF) e os ministros que o integram se tornaram figurinha carimbada no mundo dos boatos. Monitoramento de mensagens e chamadas no WhatsApp, rombo em Itaipu, ministros do STF presos e réus em um processo  são algumas da pérolas que circulam por aí.

A última que viralizou online aponta para um escândalo: ministros do STF envolvidos em casos de pedofilia. A publicação afirma que a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, descobriu casos de pedofilia no STF. Junto à mensagem, o post traz também a imagem de Damares e do presidente eleito do STF, ministro Luiz Fux. Outras versões trazem prints de publicações com rumores sobre os casos de pedofilia que viriam à tona. Leia o que dizem as mensagens:

Versão 1: COMUNICADO URGENTE: MINISTRA DAMARES ALVES DESCOBRE CASO DE PEDOFILIA NO STF E PODE MUDAR COMPOSIÇÃO DA CORTE EM BREVE. A Bomba, porque nada que esteja oculto que não seja revelado. Versão 2: Juízes pedófilos no STF???? O grande comentário em Brasília é que o ataque à Ministra Damares não é motivado por suas palavras contra prefeitos ou governadores, mas pelas suas recentes ações assertivas contra a PEDOFILIA. Há um urubu que só come filhotes de aves no ninho. Sua capa vai cair. 

Damares Alves descobre que ministros do STF estão envolvidos em casos de pedofilia?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A descoberta gerou muito burburinho e críticas nas redes sociais e deixou muita gente em maus lençóis, já que a informação é falsa. Entenda os porquês.

De cara, o texto já levanta suspeitas. O motivo? A publicação segue aquele enredo clássico de boatos online. É vago, alarmista e não cita datas e fontes confiáveis. O histórico sobre o assunto também não deixa à desejar. Afinal, não foram poucas as vezes que surgiram boatos sobre o STF e os ministros da corte (veja aqui, aqui e aqui), especialmente, após o início do inquérito das fake news, aberto em 2019 por iniciativa do próprio STF, para apurar a disseminação de informações falsas e ameaças a ministros.

Com a pulga atrás da orelha, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto e nada encontramos. Aliás, ao contrário, durante a pesquisa encontramos diversos desmentidos, começando pelo Yahoo Notícias. O Aos Fatos também desmentiu a informação e afirmou que a informação não procede. O site também entrou em contato com a assessoria da ministra Damares e do STF, ambos negaram a informação.

O Estadão Verifica também investigou o caso. Segundo o jornal, a ministra Damares Alves negou ter descoberto caso de pedofilia no STF. Em resposta ao Estadão, a assessoria do Ministério informou que a informação é “integralmente falsa”.

Pois bem, o que aconteceu foi uma confusão em relação a outra denúncia de pedofilia. Tudo começou quando a ministra sugeriu mudanças na legislação, após destacar o trabalho da 12ª Delegacia de Polícia do Distrito Federal no caso do pedófilo acusado de abusar sexualmente de 60 meninos no DF. A ministra apenas encaminhou ao Congresso um projeto de lei que endurece a pena para esse tipo de crime, ou seja, não possui nenhuma relação com o Supremo.

Com isso, podemos encerrar o caso e decretar #boato. Mais uma vez, a história nada tem a ver com o STF e os ministros da corte. Alguém se aproveitou de uma operação real, mas que não tem nada a ver com integrantes do Supremo Tribunal Federal.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK