Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Cota gay em quartéis é aprovada em PL 6734/2017 #boato

Cota gay em quartéis é aprovada em PL 6734/2017 #boato

Congresso aprovou a tal cota gay no Exército com o PL 67342017, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Revista Exame noticiou que a cota gay em quartéis acabou de ser aprovada no PL 6734/2017, do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).

Não é de hoje que notícias falsas sobre supostos projetos de lei insistem em circular na internet. A mais nova história que viralizou não é, por assim dizer, tão nova assim. Ela aponta para algo que havia sido aprovado nos quartéis.

Uma foto de uma edição da Revista Exame está circulando com uma manchete que apontaria que o Congresso aprovou uma cota LGBT em quartéis do Exército. Isso teria sido aprovado por meio de um projeto de lei de número 6734/2017, que seria de Edmílson Rodrigues. Leia o texto que está circulando online:

EXAME REPRESENTATIVIDADE ‘Cota GAY’ em quartéis APROVADA O congresso aprovou ontem a Cota LGBT em quartéis, a PL 6734/2017 do deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) passou com a maioria de votos favoráveis no congresso As cotas terão validade a partir do período de alistamento militar do ano que vem

Análise da mensagem que está circulando na internet

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O que vimos, principalmente em grupos do WhatsApp, foi, basicamente, uma página da suposta publicação. Ao contrário do que ocorre na maioria das fake news, a mensagem (em foto) cita uma fonte confiável (a revista Exame) e está travestida de notícia. Há um erro de português no texto (a palavra Congresso está com inicial minúscula).

Por outro lado, a temática “projeto bizarro que o Congresso aprovou” é uma constante em relação à desinformação. Seja em formato mais lúdico ou mais sério, já desmentimos informações falsas sobre projetos que “previam o PT no poder por 36 anos”, que acabavam com o feriado de 12 de outubro, que permitiria o casamento entre pais e filhos ou, ainda, que acabaria com os 30 dias de férias.

Checagem do conteúdo e perguntas que fizemos sobre o assunto

Ao analisar o conteúdo, percebemos algumas perguntas se fazem necessárias para realizar a checagem e chegarmos à verdade. A primeira é se, de fato, o Congresso aprovou a tal cota gay no Exército com o PL 6734/2017. A segunda é que se há algum projeto em trâmite que preveja isso. A terceira é se a revista Exame acabou dando a informação em questão.

Congresso aprovou a tal cota gay no Exército com o PL 6734/2017?

A resposta é não. Não existe qualquer projeto de número 6734/2017 no banco de dados do Congresso Nacional. Há projetos de lei com este número nos anos de 2016, 2013, 2010, 2007, 2006, 2002, 1985, 1982 e 1979. Nenhum deles dispõe sobre cotas LGBT no Exército. Não há também qualquer projeto de autoria de Edmílson Rodrigues (hoje prefeito de Belém) que preveja isso.

Há algum projeto em trâmite que preveja a tal cota gay em quartéis?

Para além disso, não há qualquer projeto no Congresso que preveja a implementação de cotas LGBT no Exército ou qualquer setor das Forças Armadas. Não encontramos nada a respeito de proposição do tipo nos arquivos da Câmara e do Senado. Também não encontramos matérias sobre o assunto.

A revista Exame acabou dando a informação citada na mensagem?

E aí chegamos ao artigo da revista Exame. Como é de se imaginar, trata-se de uma montagem feita em cima de um conteúdo da publicação. A capa em questão cita a edição 1140 de 21 de junho de 2017 e tem uma matéria sobre a JBS no topo. A publicação real tem o título “Em Guerra Pelo seu Dinheiro” e fala sobre a concorrência de algumas startups.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o Congresso aprovou uma cota gay em quartéis. A história que está circulando na internet vem de uma montagem em cima de uma matéria da revista Exame e sequer é nova.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm