Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro planeja acabar com o feriado de 12 de outubro (Dia da Nossa Senhora Aparecida) #boato

Bolsonaro planeja acabar com o feriado de 12 de outubro (Dia da Nossa Senhora Aparecida) #boato

Bolsonaro planeja acabar com o feriado de 12 de outubro (Dia da Nossa Senhora Aparecida), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em publicação no Facebook, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que estuda acabar com o feriado de 12 de outubro, Dia da Nossa Senhora Aparecida. Ele teria falado que o Brasil é cada vez mais um país evangélico.

A questão religiosa tem sido sobreposta sobre outras questões neste segundo turno de eleições presidenciais. Enquanto seria muito mais útil se discutir outros pontos, candidatos e eleitores insistem em apontar para “fulano crê nisso”, “ciclano não crê naquilo” etc.

A última das histórias que circula online aponta para uma suposta atitude do presidente Jair Bolsonaro. Ele teria falado que estuda acabar com o feriado de 12 de outubro (Dia da Nossa Senhora Aparecida). No suposto post presidencial, ele teria falado que o Brasil tem se tornado muito mais evangélico do que católico. Leia a mensagem que circula online:

Jair Messias Bolsonaro – Reconheço e respeito a fé católica, da qual, inclusive, fiz parte durante boa parte de minha vida, assim como respeito todos credos. – Mas o Brasil tem se tornado um país cada vez mais evangélico e isto é um fato.

– Como presidente de todos os brasileiros, devo agir de forma imparcial e ser um democrata. Com a nova composição do Congresso Nacional, teremos maioria para prosseguir com uma antiga demanda do povo cristão que o PT sempre foi contra e rever o título da Santa Aparecida. Assim, vamos retirar a alcunha “Nossa Senhora Aparecida Rainha do Brasil”, que passará a ser oficialmente denominada “Santa Aparecida, Rainha dos Católicos

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

– Já está em discussão a formação de um grupo de trabalho para a elaboração do projeto de lei que deve também acabar com o feriado do dia 12 de outubro, a partir de 2023. – Nossa missão é unir e não dividir nosso povo, como a esquerda sempre fez. Tampouco beneficiar A ou B.

Bolsonaro planeja acabar com o feriado de 12 de outubro (Dia da Nossa Senhora Aparecida)?

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet. Neste caso, a história não se espalhou apenas entre simpatizantes de Lula como também entre quem gosta de feriados. Porém, a história que aponta para a suposta declaração é falsa.

Se você está acompanhando o fluxo de fake news na internet, já deve ter percebido que prints de publicações falsas em redes sociais são comuns em fake news na internet. De fake news desta natureza, já desmentimos publicações que apontavam Lula havia citado Xangô para derrotar Bolsonaro, entre outras.

Para chegar à solução, resolvemos buscar pelo post em questão. Como era de se imaginar, nada encontramos a respeito do assunto nas páginas de Bolsonaro em redes sociais. Muito pelo contrário: encontramos um desmentido vindo de Flávio Bolsonaro, filho do presidente.

Na publicação, colocou o print da suposta publicação com uma tarja de fake news e a seguinte mensagem: “A rede de mentiras da esquerda não tira folga. Precisamos ficar atentos e vigilantes. Bolsonaro nunca acabaria com um feriado religioso. Nós somos os verdadeiros cristãos”.

É importante citar que não faz muito sentido Bolsonaro (que é católico) e que até participou de celebrações do Círio de Nazaré resolver mexer com um feriado cristão em pleno período eleitoral (nem fora dele). Seria um tiro no pé a combustível para opositores.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Bolsonaro anunciou que planeja acabar com o feriado de 12 de outubro. O presidente nunca disse em acabar com a celebração à Nossa Senhora Aparecida e a publicação em questão é falsa.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso