Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Projeto de lei 01/2023 prevê que o PT vai ficar 36 anos no poder #boato

Projeto de lei 01/2023 prevê que o PT vai ficar 36 anos no poder #boato

Projeto de lei 012023 prevê que o PT vai ficar 36 anos no poder, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Já começou a ditadura. O Projeto de lei n° 01/2023, que institui a “Política Nacional de Longo Prazo”, prevê que o PT vai ficar por 36 anos no poder.

O que não tem faltado nestes primeiros dias de 2023 é informação falsa relacionada a supostos projetos de lei que causariam grandes danos ao Brasil. A última das histórias aponta para um projeto de número 01/2023.

Uma imagem de uma busca no Google pelo projeto em questão, que tem o título de “Política Nacional de Longo Prazo”, é acompanhado de uma mensagem aponta que o PL 01/2023 teria como objetivo manter o PT por 36 anos no poder. Leia a mensagem que circula online:

Projeto de lei n° 01/2023, onde o PT Pretende ficar 36 anos seguidos no poder. Ditadura! Se não fizermos nada agora iremos nos arrepender profundamente. O q será do futuro dos nossos filhos?

Projeto de lei 01/2023 prevê que o PT vai ficar 36 anos no poder?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A mensagem se espalhou com todas as forças entre redes sociais de bolsonaristas. Porém, é falsa a informação que aponta que o projeto de lei em questão, que prevê a “Política Nacional de Longo Prazo”, tenha ver com a manutenção do PT por 36 anos no poder.

A mensagem, o histórico recente de fake news e uma busca sobre o assunto já começam a revelar a farsa. Os textos em questão têm características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista e os erros de português.

Não bastasse isso, esse tipo de fake news (como apontamos no início do texto) já têm sido uma constante. Nos últimos dias, desmentimos informações falsas que apontavam que o governo de Lula confiscaria a poupança dos brasileiros, que a CNH passaria a ser cancelada em caso de IPVA atrasado e que Flávio Dino havia proibido o porte de armas de policiais.

Ao buscar sobre o assunto, descobrimos que não é nada do que está sendo colocado. O site da Câmara mostra que o projeto enviado pelo governo e que “Institui a Política Nacional de Longo Prazo” nada mais é do que a criação de um planejamento por conta de governos a mais longo prazo. Em nenhum momento, é dito que a ideia é deixar o PT no poder por 36 anos.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o projeto de lei 01/2023 prevê que o PT continue no poder por mais 36 anos. Não há qualquer plano em questão e o projeto que está no Congresso não prevê “perpetuação de um partido no poder”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/2M3r9Bt
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso