Braga Netto convida Sérgio Reis e Zé Trovão para desfile de 7 de setembro em Brasília #boato

Boato – O ministro da Defesa Walter Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para o desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios. É uma bomba para o STF.

Atenção: se você estiver procurando pela matéria sobre “bandeiras vermelhas em Brasília”, clique aqui.

A “preparação” para manifestações a favor de Bolsonaro no dia 7 de setembro em Brasília ainda está gerando diversas notícias falsas na internet. A última delas envolve os nomes do ministro da Defesa Walter Braga Netto, Sérgio Reis e Zé Trovão.

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Antes de falar da história, precisamos de uma contextualização. Depois que áudios do cantor Sérgio Reis com “convocações” para uma greve dos caminhoneiros (desautorizada pela própria classe) vazaram na internet, a Justiça o convocou para depoimento, realizou uma busca em sua casa e o proibiu de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Foi neste contexto que surgiu uma mensagem que aponta que o ministro da Defesa, Walter de Braga Netto, teria convidado Sérgio Reis e Zé Trovão (que também foi proibido de se aproximar do local) para o desfile do dia 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios. Ou seja: ele estaria afrontando uma decisão do STF. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

VAI LA MEU IRMÃO! BOMBA pra cima do STF! O XANDÃO e BARROSO proibiram Sérgio Reis e Zé trovão de se aproximar da Praça dos Três Poderes. O ministro da defesa, GENERAL BRAGA NETO FEZ UM CONVITE ESPECIAL AO SÉRGIO REIS E ZÉ TROVÃO PARA PARTICIPAR DO DESFILE DE 07/09/2021 NO CAMAROTE COM O PRESIDENTE BOLSONARO E OS GENERAIS, ALMIRANTES E BRIGADEIROS DAS TRÊS FORÇAS. E AGORA XANDÃO, STF VAI PEITAR OS MILITARES E MANDA A POLÍCIA FEDERAL SUBIR NO CAMAROTE E TIRA-LOS DE LÁ?

Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para desfile de 7 de setembro em Brasília?

A mensagem se espalhou em muitos grupos do WhatsApp de pessoas empolgadas com as manifestações a favor de Bolsonaro (que muitos acreditam, erroneamente, ser um prenúncio de um golpe militar). Porém, não é verdade que houve tal convite por parte do ministro da Defesa para o cantor e para o caminhoneiro.

O histórico recente já nos deixa muito desconfiados. De teorias da conspiração sobre “bandeira vermelha” ou indígenas até informações erradas sobre uma “greve de caminhoneiros que vai parar o Brasil”, uma “intervenção militar” e um novo tribunal, o que não faltam são notícias falsas sobre o assunto.

Além disso, a mensagem que está circulando online segue o velho roteiro de tantas outras fake news já desmentidas no Boatos.org. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de ortografia (até no nome de Braga Netto, escrito como “Braga Neto”) e não cita nenhuma fonte confiável. E, ao buscar por fontes confiáveis, descobrimos que a chance de convite é zero.

Falamos isso porque o Ministério da Defesa cancelou o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios que ocorreria em 7 de setembro de 2021. O anúncio foi feito na semana passada por meio de nota oficial e o cancelamento se deu por conta da pandemia da Covid-19. Ou seja: não haverá convite para o desfile simplesmente porque não haverá desfile.

Resumindo: a história que aponta que o ministro da Defesa Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para um desfile na Esplanada dos Ministérios e afrontou o STF é falsa. Não só não haverá convite como não haverá desfile no dia 7 de setembro.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet