Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Braga Netto convida Sérgio Reis e Zé Trovão para desfile de 7 de setembro em Brasília #boato

Braga Netto convida Sérgio Reis e Zé Trovão para desfile de 7 de setembro em Brasília #boato

Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para desfile de 7 de setembro em Brasília, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro da Defesa Walter Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para o desfile de 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios. É uma bomba para o STF.

Atenção: se você estiver procurando pela matéria sobre “bandeiras vermelhas em Brasília”, clique aqui.

A “preparação” para manifestações a favor de Bolsonaro no dia 7 de setembro em Brasília ainda está gerando diversas notícias falsas na internet. A última delas envolve os nomes do ministro da Defesa Walter Braga Netto, Sérgio Reis e Zé Trovão.

Antes de falar da história, precisamos de uma contextualização. Depois que áudios do cantor Sérgio Reis com “convocações” para uma greve dos caminhoneiros (desautorizada pela própria classe) vazaram na internet, a Justiça o convocou para depoimento, realizou uma busca em sua casa e o proibiu de se aproximar da Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Foi neste contexto que surgiu uma mensagem que aponta que o ministro da Defesa, Walter de Braga Netto, teria convidado Sérgio Reis e Zé Trovão (que também foi proibido de se aproximar do local) para o desfile do dia 7 de setembro na Esplanada dos Ministérios. Ou seja: ele estaria afrontando uma decisão do STF. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

VAI LA MEU IRMÃO! BOMBA pra cima do STF! O XANDÃO e BARROSO proibiram Sérgio Reis e Zé trovão de se aproximar da Praça dos Três Poderes. O ministro da defesa, GENERAL BRAGA NETO FEZ UM CONVITE ESPECIAL AO SÉRGIO REIS E ZÉ TROVÃO PARA PARTICIPAR DO DESFILE DE 07/09/2021 NO CAMAROTE COM O PRESIDENTE BOLSONARO E OS GENERAIS, ALMIRANTES E BRIGADEIROS DAS TRÊS FORÇAS. E AGORA XANDÃO, STF VAI PEITAR OS MILITARES E MANDA A POLÍCIA FEDERAL SUBIR NO CAMAROTE E TIRA-LOS DE LÁ?

Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para desfile de 7 de setembro em Brasília?

A mensagem se espalhou em muitos grupos do WhatsApp de pessoas empolgadas com as manifestações a favor de Bolsonaro (que muitos acreditam, erroneamente, ser um prenúncio de um golpe militar). Porém, não é verdade que houve tal convite por parte do ministro da Defesa para o cantor e para o caminhoneiro.

O histórico recente já nos deixa muito desconfiados. De teorias da conspiração sobre “bandeira vermelha” ou indígenas até informações erradas sobre uma “greve de caminhoneiros que vai parar o Brasil”, uma “intervenção militar” e um novo tribunal, o que não faltam são notícias falsas sobre o assunto.

Além disso, a mensagem que está circulando online segue o velho roteiro de tantas outras fake news já desmentidas no Boatos.org. A mensagem é vaga, alarmista, tem erros de ortografia (até no nome de Braga Netto, escrito como “Braga Neto”) e não cita nenhuma fonte confiável. E, ao buscar por fontes confiáveis, descobrimos que a chance de convite é zero.

Falamos isso porque o Ministério da Defesa cancelou o desfile cívico-militar na Esplanada dos Ministérios que ocorreria em 7 de setembro de 2021. O anúncio foi feito na semana passada por meio de nota oficial e o cancelamento se deu por conta da pandemia da Covid-19. Ou seja: não haverá convite para o desfile simplesmente porque não haverá desfile.

Resumindo: a história que aponta que o ministro da Defesa Braga Netto convidou Sérgio Reis e Zé Trovão para um desfile na Esplanada dos Ministérios e afrontou o STF é falsa. Não só não haverá convite como não haverá desfile no dia 7 de setembro.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso