Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Bandeira do Brasil com faixa vermelha é hasteada em Brasília, mostra vídeo #boato

Bandeira do Brasil com faixa vermelha é hasteada em Brasília, mostra vídeo #boato

Bandeira do Brasil com faixa vermelha é hasteada em Brasília, mostra vídeo, diz boato

Boato – Olha que absurdo! Colocaram uma faixa vermelha na bandeira do Brasil em Brasília. Vídeo mostra que a esquerda nem se esconde mais.

Ontem, o Boatos.org desmentiu uma tese falsa que apontada que “índios” haviam ido para Brasília para, junto da esquerda, evitar as manifestações a favor de Bolsonaro no dia 7 de setembro. Quando achávamos que a questão estava superada, logo aparece mais uma história daquelas.

Um vídeo de um sujeito em um carro na Esplanada dos Ministérios em Brasília mostra que “colocaram (sujeito oculto) uma faixa vermelha em cima da bandeira do Brasil”. Enquanto o sujeito do vídeo diz, em tom indignado, que isso é uma “chamada para guerra”, mensagens culpam a “esquerda” pela “obra de arte”. Leia algumas das mensagens e veja o vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Absurdo. Temos que mostrar nossa bandeira nunca será vermelha Versão 2: UMA FAIXA VERMELHA NA BANDEIRA DO BRASIL EM BRASÍLIA? VEJA QUE A ESQUERDALHA NEM SE ESCONDE MAIS… VAMOS DEIXAR? Versão 3: Faixa vermelha na bandeira brasileira! Você já se perguntou onde querem chegar com isso? A quem interessa fazer a população se indignar? Quais as consequências disso, tão próximo ao 7 de setembro?

Versão 4: Vejam o que está acontecendo em Brasília DF. A NOSSA BANDEIRA COM A COR VERMELHA. ONDE ESTÁ O PREFEITO E O GOVERNADOR?? Versão 5: Colocaram uma faixa vermelha junto as cores da nossa bandeira e espalharam por Brasília… Como podem ser tão atrevidos?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Colocaram uma faixa vermelha na bandeira do Brasil em Brasília?

Como foi possível de se perceber pelos comentários, não faltaram “patriotas” falando da tal “colocação de faixa” na bandeira do Brasil. Só que, apesar de o vídeo ser real, a história não é nada disso do que estão falando.

A mensagem e o histórico recente já nos chamam atenção. Além de os conteúdos que circulam online terem características de boatos como serem (muito) alarmistas, com erros de português e não citarem fontes confiáveis, fake news relacionadas às manifestações do dia 7 de setembro não são poucas na internet. E essa é mais uma delas.

O que aconteceu foi uma soma de falta de interpretação com a “vontade” de alguns de inflamar internautas para o dia 7 de setembro. Ao contrário do que sugerem as pessoas que soltaram “cobras e lagartos” por aí, a bandeira em questão não é “do Brasil com uma faixa vermelha”. Na realidade, trata-se da bandeira de Guiné-Bissau.

O motivo de a bandeira estar na Esplanada dos Ministérios é a visita oficial do presidente do país africano Umaro Sissoco Embaló ao Brasil. O trecho que teve a passagem da comitiva do de Guiné-Bissau foi decorado com bandeiras com as cores do Brasil e do país africano. O vídeo abaixo mostra a visita e o trecho com as bandeiras decoradas.

Resumindo: não é verdade que “colocaram uma faixa vermelha na bandeira do Brasil” para “provocar os patriotas”. Nem se trata de uma bandeira do nosso país com faixa vermelha e, neste caso, a decoração ficou por conta do cerimonial do Palácio do Planalto por causa de um evento do presidente Jair Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: