Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Bolsonaro toma iniciativa em 2022 manda recado a Alexandre de Moraes após eleições #boato

Bolsonaro toma iniciativa em 2022 manda recado a Alexandre de Moraes após eleições #boato

Bolsonaro toma iniciativa em 2022 manda recado a Alexandre de Moraes após eleições, diz boato (Foto: Reprodução/YouTube)

Boato – Em discurso após as eleições 2022, Bolsonaro diz que seu governo joga dentro da Constituição e manda recado para Alexandre de Moraes.

Desde o resultado das eleições presidenciais de 2022, o presidente Jair Bolsonaro anda afastado dos holofotes. Após perder o pleito para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro decidiu se afastar das polêmicas.

Tanto que, somente depois de mais de 44 horas de silêncio, Bolsonaro se pronunciou sobre o resultado das eleições. Até mesmo da internet, sua fonte de mobilização, Bolsonaro anda sumido.

Mas de acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, Bolsonaro teria reagido. Segundo uma publicação, o presidente Jair teria tomado uma iniciativa em 2022 e enviado um recado para o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, após as eleições. Ainda segundo a história, Bolsonaro teria afirmado em discurso que o povo sempre primou pela liberada, que seu governo sempre jogou dentro das quatro linhas da Constituição e disse que as coisas vão ser diferentes para quem abusa do poder para subjugá-lo. Confira:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: “URGENTE! Presidente J.M Bolsonaro toma iniciativa, aconteceu agora confira já. parte do discurso”. Versão 2: “Presidente Jair Bolsonaro mandou RECADO para o Ministro Alexandre de Moraes!!”.

Bolsonaro toma iniciativa em 2022 manda recado a Alexandre de Moraes após eleições?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no YouTube, e animou muitos eleitores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação está na origem do vídeo.

Ao se deparar com a mensagem, logo ficamos desconfiados, porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas usando vídeos antigos e fora de contexto não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que um vídeo mostraria Lula saindo de casa e sendo expulso por moradores de condomínio de luxo. Também a que indicava que um vídeo mostraria o ciclone Yakecan na cidade de Chuí (RS) e, por fim, a que apontava que um vídeo mostrava Bolsonaro aplaudido na Argentina, em 2022.

Como já mencionamos anteriormente, o presidente Jair Bolsonaro fez poucas aparições públicas recentemente, quem dirá em plateias gigantescas. Foi aí que resolvemos procurar por mais informações sobre o vídeo e descobrimos que ele não é recente.

Na realidade, as imagens foram gravadas no dia 7 de setembro de 2021, durante um pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo (SP). O recado, de fato, foi para o ministro Alexandre de Moraes e outros ministros do STF, mas o contexto da época era bastante diferente.

Em resumo: a história que diz que Bolsonaro reagiu após as eleições de 2022 e mandou um recado para o ministro Alexandre de Moraes é falsa! O vídeo usado como prova é antigo. As imagens foram gravadas no dia 7 de setembro de 2021, durante uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro, em São Paulo (SP). Na oportunidade, o recado, de fato, foi direcionado ao ministro Alexandre de Moraes e outros ministros, mas o contexto da época era bastante diferente. Ou seja, a história de hoje não passa de balela e Bolsonaro segue longe da internet e da mídia!

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso